Ter o FGTS bloqueado pode ser uma situação difícil e até desesperadora para a maioria dos trabalhadores. Afinal, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um dos direitos mais importantes dos trabalhadores brasileiros.
Além disso, também é uma importante fonte de recursos financeiros para diversos momentos da vida, como aquisição da casa própria, aposentadoria e situações de emergência.
Sendo assim, é importante saber os motivos por trás dos bloqueios e como resolver o problema. Para te ajudar com isso, trouxemos muitas dicas e informações. Leia até o final e confira!
Existem vários possíveis motivos por trás do FGTS bloqueado. Veja a seguir alguns dos principais.
Se você estiver envolvido em alguma ação judicial, como um processo trabalhista, o juiz pode determinar o bloqueio do FGTS para garantir o pagamento de eventuais dívidas ou indenizações.
Optar pelo saque-aniversário implica em abrir mão do saque-rescisão em casos de demissão sem justa causa. Então, se você escolher esse regime e posteriormente decidir voltar ao saque-rescisão, o FGTS ficará bloqueado por dois anos a partir da mudança.
Se o seu empregador efetuou um depósito por engano na sua conta de FGTS e solicitou o bloqueio, é necessário regularizar a situação junto à empresa para desbloquear o fundo.
Trabalhador que estiver em atraso com o pagamento de pensão alimentícia, também pode ter o FGTS bloqueado para assegurar o cumprimento das obrigações.
Afinal, o juiz pode determinar esse bloqueio com base no que é melhor para o alimentado do caso.
Caso o bloqueio seja decorrente de uma ação judicial, é importante entrar em contato com o advogado responsável pelo seu caso para entender os detalhes e buscar uma solução. Em alguns casos, a negociação de valores devidos pode desbloquear o FGTS.
Enquanto isso, se o bloqueio se deve à opção pelo saque-aniversário, após o prazo, você pode solicitar o retorno para o saque rescisão no site oficial da Caixa Econômica Federal ou no próprio app do FGTS.
Após a mudança, o FGTS ficará liberado para saque após dois anos.
Em situações de depósito por engano, é importante conversar com o empregador para regularizar a situação e, assim, permitir o desbloqueio do FGTS.
Por fim, caso o bloqueio do FGTS esteja relacionado à pensão alimentícia, é fundamental quitar os débitos pendentes e regularizar a situação. Após a regularização, o FGTS deve ser desbloqueado.
Evitar ter o FGTS bloqueado é fundamental para garantir o acesso a esse recurso quando necessário. Assim, para acompanhar o saldo do FGTS e manter-se informado, siga os passos a seguir:
Agora que você já sabe como resolver FGTS bloqueado. coloque essas dicas em prática e evite problemas!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…