A febre é um sinal comum quando há infecções pelo organismo. Nesses casos, há um aumento de temperatura sinalizando que tem algo de errado e que o corpo precisa combater esse problema. Mas, você já ouviu falar em febre interna? Febre interna existe? Confira neste post do Brasil 123.
A febre interna consiste na sensação de que o corpo está muito quente, ainda que o termômetro informe o contrário. Quando isso ocorre, a mesma sintomatologia presente em caso de uma febre normal pode se manifestar no indivíduo.
Então, a pessoa pode não se sentir bem, apresentar calafrios, cefaleia e suar frio. Porém, o termômetro segue indicando temperatura não febril. Contudo, ainda que a pessoa diga que sente o corpo muito quente, a febre interna não existe. Então, a febre interna é mito!
A febre interna é apenas uma maneira de o indivíduo dizer que está com sintomas semelhantes aos presentes em uma febre comum, mas sem que se possa sentir a temperatura ao tocá-lo ou por meio do termômetro.
Ainda que a febre interna não exista com base em comprovação científica, os sinais e sintomas apresentados pela pessoa são semelhantes aos da febre comum, que ocorrem quando a temperatura do corpo é superior a 37,5ºC.
Sendo assim, os principais sintomas são: sensação de calor, suor frio, sentir-se mal, cefaleia, fadiga, desânimo e calafrios. Porém, na febre interna, ainda que você apresente todos esses sintomas, não é possível aferir o aumento de temperatura.
Os principais motivos que levam alguém a ter febre interna são as questões relacionadas ao emocional, como estresse e ansiedade, e a ovulação da mulher quando se encontra em período fértil.
Porém, a pessoa pode também achar que está com febre após realizar exercícios físicos ou qualquer outra atividade que exija um pouco mais do corpo. Mas, nesses casos, a temperatura sempre volta ao normal, basta esperar um pouco.
Além disso, quando as pessoas se encontram no estágio inicial de uma gripe ou resfriado é comum que elas se sintam mal, cansadas e com a sensação de corpo pesado. Mas basta tomar um remédio caseiro, como chá de gengibre, para sentir-se melhor.
Os sinais e sintomas apresentados pela pessoa são semelhantes aos da febre comum – Reprodução AdobeStockQuando se suspeitar de febre interna o ideal é tomar um banho com água morna e repousar. Em grande parte das vezes o que causa a sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, e esses problemas podem fazer com que o corpo fique tremendo.
A utilização de medicamentos para reduzir a temperatura corporal só deve ser prescrita pelo médico, que costuma receitar Paracetamol ou Ibuprofeno. Mas o médico prescreve medicamentos apenas quando o termômetro registra, no mínimo, 37,8ºC.
Sendo assim, no caso da febre interna não se deve ingerir nenhum medicamento, pois o termômetro não registra temperatura alguma. Por isso, retire as roupas em excesso e tome um banho morno a fim de diminuir a temperatura do corpo e diminuir também o desconforto.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…