Nos últimos tempos, muito tem-se falado em relação a importância do acesso dos estudantes à internet e aos dispositivos eletrônicos para a sua aprendizagem. Pois, com a pandemia, ficou ainda mais evidente uma dificuldade enfrentada pelos jovens há muito tempo. Longe da escola, esses alunos estão tendo dificuldades para acessar os conteúdos das aulas oferecidas a distância. Como resultado, muitos jovens estão ficando para trás no que se refere ao seu desenvolvimento acadêmico.
O mundo digital é uma importante fonte de referências e conhecimento para os estudantes em qualquer fase de aprendizagem. Assim, com o uso dos computadores, esses jovens podem realizar pesquisas, assistir a vídeo aulas, participar de grupos de estudo e muito mais. Entretanto, enganam-se aqueles que acreditam que a dificuldade desses jovens para acessar os conteúdos on-line surgiu com a pandemia. Muitas escolas não possuem a estrutura necessária para disponibilizar computadores para os estudantes.
Ranking mundial evidencia dificuldades dos estudantes
De acordo com dados divulgados recentemente, o Brasil é o segundo pior país no que se refere ao número de computadores disponíveis por estudante nas escolas. A pesquisa foi realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O órgão internacional é responsável por buscar soluções para os problemas comuns dos 37 países que a integram.
Segundo o ranking, o Brasil ficou somente na frente de Marrocos. Dessa forma, o Brasil estaria em 52º lugar no ranking. O relatório “Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso” foi elaborado com base nos dados do Pisa 2018. O Pisa é responsável por avaliar o desempenho escolar dos estudantes.
Além disso, o Brasil também ficou em 41º lugar quando se trata do número de computadores que possuem acesso a internet. Em contrapartida, Estados Unidos, Macau (China) e Nova Zelândia aparecem como os países mais bem colocados na pesquisa. Ou seja, nesses países os estudantes possuem maior acesso a computadores e a internet em suas escolas.