Você sabia que alguns trabalhadores ganham isenção do IPVA?
Isso mesmo! Além das pessoas portadoras de deficiências e do ano de fabricação do veículo, algumas profissões também podem entrar na lista de isenção do IPVA.
Para que você saiba mais sobre isso e saiba se você é um contemplado da lista de isenção do pagamento do IPVA, nós reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Além disso, vamos passar também a lista completa das profissões que não precisam contribuir com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então não deixe de ler até o fim, para obter todas as informações necessárias sobre a isenção do IPVA!
O IPVA é uma sigla que significa Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, que se trata de um meio que o Governo tem de arrecadar dinheiro, através desse imposto que pagamos anualmente sobre todos os nossos veículos motorizados.
Cada veículo tem sua taxa anual de IPVA, sendo assim, veículos de pequeno porte, como carros e pequenas camionetes, tem um valor menor, se comparado aos veículos de grande porte, como os caminhões e carretas.
O dinheiro arrecadado com Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, vai para a conta do Governo Estadual, que por sua vez, divide entre os municípios, para serem investidos em obras de infraestrutura e aplicados nas áreas da educação e saúde.
Trabalhadores ganham isenção do IPVA – Reprodução CanvaAlém disso, como é um imposto de ordem Estadual, as regras podem mudar de estado para estado. Em alguns deles os valores do IPVA para as motocicletas variam conforme o tanto de cilindradas que elas apresentam, e esse valor pode ser maior que o de carros. Devido à taxa de periculosidade, que é adicionada ao valor do imposto.
Por se tratar de um dinheiro público, que é arrecadado pelo Governo Estadual, existem alguns casos onde as pessoas estão isentas de seu pagamento.
Esses casos são divididos em 3 categorias: pessoas portadoras de deficiências, data de fabricação do veículo e do trabalho exercido pelo proprietário do veículo.
Como todos já sabem, e conforme você já conferiu acima, pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais, não precisam contribuir com o IPVA.
Além disso, dependendo do estado e do ano de fabricação do veículo, o proprietário também pode entrar na lista de isenção de pagamento da taxa do IPVA.
Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem algumas profissões que também entram nessa lista.
Veja abaixo a lista completa de profissões que não precisam contribuir com o IPVA:
Sendo assim, agora que você já sabe quais são os trabalhadores que ganham isenção no pagamento do IPVA. É só checar na lista que passamos, para saber se você está nessa lista de contemplados da isenção do IPVA!
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…