Grande parte dos brasileiros manifesta preocupação sobre sua estabilidade financeira e a principal inquietação gira em torno da Serasa. Sem dúvidas, o famoso “nome sujo” traz um significativo desconforto para os cidadãos. Considerando essa situação, a instituição elaborou algumas sugestões com o intuito de elevar a pontuação de crédito.
Antes de tudo, vale destacar que a Serasa é uma instituição privada, distinta do governo. Nesse sentido, com um histórico de eficácia e crescimento, a empresa firmou-se como um alicerce no cenário econômico. Assim, disponibiliza informações essenciais para numerosas avaliações de crédito realizadas por diversas empresas.
Em primeiro lugar, diversas empresas consultam o Serasa Score antes de disponibilizar empréstimos, serviços ou produtos com pagamento diferido. Esta classificação é calculada com base em diversos procedimentos financeiros, tais como:
Esses critérios servem de base para dividir a pontuação Serasa em quatro categorias que indicam o risco de descumprimento:
Essa classificação funciona como uma espécie de “passaporte financeiro” que reflete sua confiabilidade como mutuário. Para melhorar a pontuação, a instituição sugere algumas medidas importantes para aumentar a qualidade de crédito:
Da mesma forma, existem práticas que podem diminuir as pontuações e são exatamente o oposto das orientações citadas, como:
A Serasa lançou neste mês o Score 3.0, uma nova verão de métrica para cálculo do perfil de crédito de cada indivíduo. No novo método, o cidadão tem a oportunidade de associar os seus dados bancários à avaliação do seu perfil de crédito. Em resumo, a finalidade é ajudar a plataforma a produzir resultados de pontuação mais precisos e personalizados.
Desse modo, essas informações incluem aspectos financeiros como:
A nova abordagem garantirá um cálculo mais fiável da notação de crédito. Uma mudança significativa no modelo é que o consumidor pode contribuir diretamente para a avaliação por meio de informações de crédito. Isso se deve ao fato de retratar com mais fidelidade a história e a situação financeira.
O cálculo da pontuação Serasa será simplificado, pois os dados existentes na plataforma serão somados aos dados fornecidos diretamente pelos cidadãos. Atualmente, o serviço já está disponível para todos os consumidores.
Ao vincular a conta ao novo modelo, o consumidor não perderá a pontuação que já possui. Ao realizar uma alteração, a Serasa poderá melhorar ou manter a pontuação de um usuário. No entanto, a pontuação do consumidor pode variar para melhor ou para pior, dependendo da sua gestão financeira e dos dados que você fornece. O cadastro deve ser feito no site da Serasa.
Acima de tudo, os dados do consumidor permanecem protegidos no sistema de crédito da instituição. Aliás, a organização adota as melhores práticas internacionais para segurança da informação.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…