A invasão da Ucrânia pela Rússia já deu um golpe nos mercados financeiros e na economia mundial. As cadeias de suprimentos e o crescimento global ainda não se recuperaram amplamente da pandemia, e dada a iminência da imposição iminente de sanções mais duras e outras penalidades à Rússia, esse fator vem se agravando.
A invasão da Ucrânia pela Rússia representa enormes riscos para uma economia global que ainda não se recuperou totalmente do choque da pandemia. O conflito já parece ser o pior na Europa desde 1945.
As tropas russas realizaram ataques aéreos, tomaram bases militares e avançaram em direção a Kiev enquanto os civis fugiram. Autoridades ocidentais disseram que a capital pode cair a qualquer momento e suas defesas aéreas vêm sendo destruídas.
A pandemia deixou a economia global enfrentando duas vulnerabilidades principais, sendo a alta inflação e mercados financeiros apertados. Desse modo, a invasão da Rússia tem tudo para piorar facilmente este cenário.
Além disso, o crescimento econômico se encontra ameaçado. As famílias que gastam cada vez mais do seu dinheiro em combustível terão menos para comprar outros bens e serviços. Um mercado em queda adiciona outro empecilho, afetando a riqueza e a confiança e tornando mais difícil para as empresas obter capital de investimento.
No primeiro caso temos um fim rápido da luta, que poderia evitar uma espiral nos mercados de commodities que manteria a recuperação da economia dos EUA e na Europa em grande parte. Desse modo, apesar de os bancos centrais terem que ajustar seus planos, não irão cancelá-los.
O cenário otimista é de que o abastecimento de petróleo e gás não seja interrompido e os preços se estabilizem nos níveis atuais. As condições financeiras apertaram, mas os mercados globais não irão continuar em declínio.
No segundo cenário, de um conflito prolongado, uma resposta ocidental mais dura e a interrupção das exportações de petróleo e gás da Rússia irão desencadear um choque energético maior e irão causar um grande golpe nos mercados globais.
Como resultado, isso poderia compensar os aumentos de juros do BCE este ano, enquanto o aperto do Fed diminuirá. O principal gasoduto, que atravessa a Ucrânia, pode ser atingido nos combates. Mesmo interrupções limitadas no fornecimento podem exacerbar os choques nos preços da energia.
Desse modo, a Europa pode conseguir manter as luzes acesas, em contrapartida, haverá um impacto significativo na economia, mais especificamente no PIB, o que levará o BCE a aumentar as taxas de juro até 2023.
No cenário mais catastrófico, diante das maiores sanções dos EUA e da Europa o fornecimento de gás da Europa seria cortado, desencadeando uma recessão, enquanto as condições financeiras dos EUA se apertaram significativamente, causando um impacto maior no crescimento e um Fed significativamente mais fraco.
Em suma, a guerra trouxe muitas incógnitas para o comércio global, mercados financeiros, corporações multinacionais e a economia nacional, incluindo a economia dos EUA. As relações econômicas globais são positivas e o crescente isolamento da Rússia removerá parte da preocupação. No entanto, a incerteza nunca é boa para a economia.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…