A chegada do verão traz uma preocupação bem relevante para a maioria dos brasileiros: o valor da tarifa de energia. Nesta época, devido ao calor intenso, os brasileiros passam a utilizar com mais frequência eletrodomésticos que possam refrescar o ambiente de casa, como ventilador e o ar-condicionado. No caso, este último acaba sendo o principal vilão da conta de luz, dado que poucas horas de uso é capaz de aumentar (e muito) o valor da conta da tarifa de energia.
Dessa forma, os brasileiros precisam fazer um bom gerenciamento da utilização de seus equipamentos eletrônicos e isso só pode ser realizado conhecendo como se calcula o consumo de energia de cada equipamento. Além disso, conhecer a forma de cálculo é fundamental para saber se a tarifa de energia está de acordo com o consumo, não é incomum que companhias de energia façam aferições equivocadas, cobrando, assim, valores irreais
Primeiramente, é importante ter em mente que a forma de cálculo a ser apresentada neste texto permite apenas ter uma estimativa dos valores. Nesse sentido, para obter uma aferição mais precisa, é necessário utilizar equipamentos adequados e instalados da forma correta para obter maior precisão.
Dito isso, para fazer a estimativa de consumo dos equipamentos elétricos de sua casa, é necessário ter apenas duas informações básicas: a potência de um aparelho e o tempo médio de utilização do mesmo no período de um mês. Com estes dados em mãos, basta utilizar a seguinte fórmula para cálculo do consumo do aparelho:
Geralmente, a potência do aparelho é descrita no próprio produto ou até mesmo no manual de instrução que vem junto a ele. Além disso, também é possível fazer uma busca na internet sobre o consumo do equipamento. Caso, ainda assim não encontre, é possível buscar aparelhos semelhantes afim de obter um consumo aproximado.
Por exemplo, um ar condicionado possui, em média, uma potência de 1500W. Considerando que uma família utiliza o equipamento por cerca de 5 horas diárias, durante 30 dias no mês, o cálculo pode ser apresentado da seguinte forma:
Nesse sentido, levando em conta que o cliente resida no Rio de Janeiro, a tarifa atual é de aproximadamente R$0,80 por kWh consumido. Sendo assim, um ar condicionado teria gasto:
Com isso, para obter o valor gasto de todos os equipamentos, é necessário repetir o mesmo procedimento para todos eles e somar todos os valores obtidos afim de chegar ao valor aproximado mensal da tarifa de energia.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…