Você sabe se é possível fazer bariátrica pelo SUS? Pois saiba que sim! Contudo, muitos ainda não sabem como fazer para ter acesso ao procedimento de forma gratuita aqui no Brasil. Contudo, existem algumas exigências para que o paciente possa passar pelo procedimento através do Sistema de Saúde, e é aí que muitos cometem enganos, na hora de procurar um profissional.
Então, se você puder emagrecer e quer fazer uma redução de estômago através do SUS, não deixe de ler até o final, e entenda melhor esse assunto.
Como já vimos, é sim possível fazer bariátrica pelo SUS, contudo, esse direito está condicionado à falta de outras possibilidades para emagrecer. Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, a procura por esse tipo de procedimento aumentou bastante aqui no Brasil nos últimos anos.
Além disso, mais de 100 mil cirurgias desse tipo são realizadas todos os anos por aqui, deixando o Brasil em segundo lugar nesse tipo de procedimento, perdendo apenas para os EUA.
A cirurgia bariátrica é um procedimento bastante invasivo, em que o intuito principal é reduzir o tamanho do estômago, forçando o paciente a comer menos e , consequentemente, perder peso mais rápido. Segundo especialistas, esse procedimento é indicado somente em casos específicos, quando o paciente está apresentando obesidade mórbida, ou com Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 30.
Como já vimos, para conseguir fazer bariátrica pelo SUS, o paciente precisa não ter mais outras opções para perder peso de forma natural.
Além disso, também é preciso preencher outros requisitos:
Ademais, o paciente que deseja passar por procedimento precisa passar por avaliações médicas, incluindo acompanhamento com nutricionistas e psicólogos.
Essas exigências são impostas para garantir o melhor atendimento possível aos pacientes, visto que a cirurgia de redução de estômago é bastante invasiva e, além de impedir o corpo de absorver alguns nutrientes, ainda tem a capacidade de mudar sua forma de viver completamente. Por conta disso, o SUS considera indispensável o acompanhamento com esses profissionais.
Agora que já sabemos todas as exigências para passar pela cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde, vejamos como marcar o procedimento. O processo é bastante simples, e começa com uma ida ao Posto de Saúde de sua cidade, para marcar uma avaliação como clínico geral.
É ele quem fará seu encaminhamento ao especialista, mas para isso, você precisará estar cadastrado no SUS e estar com seu Cartão SUS e seu RG e seu CPF em mãos. Depois disso, haverá marcação da consulta para avaliação. Então, você irá para consulta como especialista. Como a disponibilidade desses profissionais é difícil, o tempo de espera pode ser um pouco maior.
Vá ao Posto de Saúde de sua cidade e se informe a respeito da possibilidade de fazer bariátrica pelo SUS, para cuidar da sua saúde!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…