DISQUE CENSO: Veja como funciona e para onde ligar

Na reta final, a coleta do Censo Demográfico depende agora do apoio irrestrito da sociedade e do acesso incondicional aos moradores.

Por isso, reunidos em Brasília (DF), para uma longa agenda de trabalho, 27 superintendentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçaram o apelo à população que ainda não participou do Censo para que use o Disque-Censo 137.

De acordo com eles, esse serviço é fundamental para ajudar a concluir a coleta domiciliar e alcançar os moradores de domicílios onde ninguém ainda respondeu ao recenseador.

Censo demográfico

Para os superintendentes, o melhor aproveitamento do serviço depende essencialmente da colaboração da sociedade, depende do cidadão para funcionar bem.

“Importante destacar que o Disque-Censo é mais uma ferramenta de inovação efetiva visando reforçar a qualidade da operação censitária. É um instrumento à disposição da sociedade em benefício da sociedade”, enfatizou Cimar Azeredo, presidente interino do IBGE.

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Como funciona o serviço 137?

A saber, a ligação para o Disque-Censo 137 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30.

O atendimento telefônico conta com 120 agentes censitários de pesquisa. Para saber se o Disque-Censo 137 está disponível em seu município, clique aqui.

Iniciativa inédita no IBGE, o 137 é um telefone disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.

Assim, ao receber a ligação, o atendente pede que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos.

Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação.

Então, a partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e a ligação é encerrada.

Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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