Uma dieta hipocalórica consiste em restringir o nível de calorias. Já que todas as dietas destinadas a perder peso são dietas de baixa caloria. No entanto, para perder peso de forma saudável e duradoura, a restrição calórica não é suficiente. Na verdade, uma dieta saudável de baixa caloria também deve fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo.
Para esta pergunta, não há uma resposta única. A necessidade de calorias é específica para cada indivíduo e seu estilo de vida. Entretanto, uma coisa é certa, é importante não seguir uma dieta excessivamente restritiva. De fato, abaixo de um certo número de calorias, o corpo corre o risco de ficar deficiente e ativar mecanismos de adaptação que bloqueiam a perda de peso.
Finalmente, uma dieta hipocalórica não deve rimar com qualidade nutricional inferior. Uma dieta de sucesso é, acima de tudo, uma dieta que fornece ao corpo todos os micronutrientes de que necessita, apesar da ingestão controlada de calorias.
Sendo assim, todas as refeições de uma dieta hipocalórica devem ser desenvolvidas e escolhidas pela sua riqueza em fibras, antioxidantes, proteínas magras, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais.
Dessa forma, cada dia típico fornece entre 1200 e 1500 kcal. Entretanto, dependendo de suas necessidades energéticas e de seu objetivo, pode-se haver a necessidade de um ou dois lanches a essa estrutura básica.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…