Dieta cetogênica: 5 alimentos permitidos para o cardápio

A dieta cetogênica, chamada de “dieta ceto” pelos anglo-saxões, é alardeada por seus muitos benefícios: seria uma dieta ideal para perder peso, tratar ou mesmo curar o diabetes e até mesmo o câncer. Mas o que a ciência diz?

A dieta cetogênica

Na prática, na dieta cetogênica, a ingestão de alimentos ricos em açúcares como amidos (macarrão, arroz, batata, etc.), leguminosas (lentilhas, grão de bico), frutas e, claro, doces se reduz drasticamente. Por outro lado, essa dieta é rica em gorduras, que são fornecidas na forma de natas, manteiga, óleos diversos e maionese.

À medida que os estoques de glicose derretem rapidamente, portanto, o corpo utiliza a gordura para encontrar uma fonte alternativa de energia.

Sob tais condições, a ingestão de proteínas não precisa diminuir ou aumentar particularmente. A dieta, portanto, inclui proteínas em quantidades moderadas, na forma de ovos, queijo, peixe e carnes.

Os vegetais não se proíbem, desde que, no entanto, os açúcares neles contém se incluem na ração total de hidratos de carbono (cerca de 5% do valor energético ou, no máximo, 50 gramas por dia). Por exemplo, o feijão verde fornece 5 gramas de carboidratos por 100 gramas.

Forçando o corpo a consumir sua gordura

Como o nome sugere, o princípio dessa dieta é adotar uma alimentação que provoque a produção de cetonas. Basicamente, essas moléculas se tornam gorduras, quando as reservas de açúcar do corpo se esgotam.

Como o açúcar não está mais disponível como fonte de energia, o corpo extrairá gordura para produzir corpos cetônicos que se usarão ​​em seu lugar para fornecer energia. Este processo é denominado “lipólise”. O interesse obviamente é reduzir a massa gorda e, portanto, perder peso.

Contudo, se há uma área em que a dieta cetogênica pode trazer benefícios, é no tratamento da epilepsia. A dieta cetogênica é, portanto, uma opção terapêutica, principalmente em pessoas com epilepsia grave.

Os estudos mostram, portanto, uma redução na frequência de crises epilépticas em crianças que sofrem de formas resistentes ao tratamento medicamentoso.

Michele Azevedo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago