Os motoristas do país estão aproveitando as recorrentes quedas nos preços do diesel. Desde o final de junho que o combustível vem caindo no Brasil, e a queda acumulada nos últimos três meses superou 12%.
De acordo com o levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o diesel ficou 0,89% mais barato na semana passada.
Nas últimas quatro semanas, a queda acumulada chegou a 4,17%, ou seja, os recuos seguem firmes no país. Aliás, a Petrobras reduziu três vezes o preço do diesel nos últimos dois meses, mas isso não derrubou de maneira expressiva o preço do combustível no país.
Seja como for, os preços médios do diesel comercializado nas regiões brasileiras foram os seguintes:
Nas últimas quatro semanas, as maiores queda foram registradas no Norte (-5,31%), no Sudeste (-4,60%) e no Centro-Oeste (-4,54%), seguidos por Nordeste (-3,60%), e Sul (-3,23%).
Vale destacar que a entrada em vigor no país da lei complementar que limita a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. O dispositivo legal vem derrubando os preços da gasolina no país de maneira significativa, mas não provoca o mesmo impacto no diesel.
Empresários industriais continuam confiantes com o futuro do país
De acordo com a ANP, o diesel ficou mais barato em 19 das 27 Unidades da Federação (UFs) na semana passada. Do lado dos avanços, os mais expressivos vieram de Acre (+3,13%), Rio Grande do Norte (+2,44%), Tocantins (+1,36%) e Bahia (+1,33%).
Por outro lado, os recuos mais intensos ocorreram no Pará (-2,33%), Mato Grosso do Sul (-2,25%), Alagoas (-2,10%) Distrito Federal (-2,04%) e Santa Catarina (-1,88%).
Após o acréscimo do resultado semanal, os valores médios mais altos do país entre as UFs foram comercializados em:
Dos estados acima, quatro são da região Norte. Isso explica o por que da região ter ocupado a primeira posição no ranking nacional, com o diesel mais caro do país.
Em contrapartida, houve locais que comercializaram o combustível a valores bem abaixo da média nacional. Veja os preços mais acessíveis aos motoristas:
Por fim, os recuos mais expressivos no acumulado das últimas quatro semanas vieram de Roraima (-6,75%), Mato Grosso (-6,49%), Maranhão (-6,43%), Rio Grande do Sul (-6,29%) e Mato Grosso (-6,06%).
Leia também: Veja os itens que ficaram mais caros e mais baratos em setembro
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…