Dicas para iniciar uma alimentação mais saudável

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Que tal iniciar uma rotina de alimentação mais saudável? Para algumas pessoas, comer de maneira saudável se tornou complicado ultimamente. Isso porque os profissionais de marketing de alimentos e as dietas da moda confundem a percepção do público sobre o que é ou não saudável.

Contudo, implementar uma alimentação correta pode realmente ser simples, pois existem alguns princípios totalmente gerenciáveis ​​que você pode adotar em seu cotidiano. Confira algumas delas a seguir.

Dicas para iniciar uma alimentação mais saudável

Consuma mais vegetais

Acredito que você não precise de estudos para dizer que os vegetais são realmente saudáveis. Contudo, pesquisas mostram que comer vegetais diariamente reduz o risco de câncer, doenças cardíacas e derrames.

Além disso, os vegetais são carregados com antioxidantes e fibras que combatem doenças conforme o avanço da idade, além de promoverem a saúde intestinal. Eles também têm alto volume de água, o que ajuda na hidratação e faz com que você se sinta cheio por muito tempo.

Beba mais água

Por falar em água, a hidratação afeta tudo, desde o brilho da sua pele até a energia que você possui para as suas atividades diárias. Não beber água suficiente pode acarretar em excessos alimentares, dores de cabeça e baixa energia.

De acordo com o Ministério da Saúde, em seu Guia Alimentar para a População Brasileira, “a quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, outros precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas”.

Corte o açúcar

Se você verificar os rótulos dos alimentos, verá o açúcar em muitas coisas: molhos, manteiga de amendoim, biscoitos, iogurtes… a lista é interminável. Você não precisa se desesperar com pequenas quantidades de açúcar, mas precisa estar ciente de seu consumo em excesso, pois é fácil comer açúcar sem perceber.

De acordo com o Ministério da Saúde, o alto consumo de açúcar impacta no aumento de doenças crônicas, como o diabetes. Na última década, a doença cresceu 54% nos homens e 28,5% nas mulheres. Outra doença que tem crescido entre os brasileiros, e que está relacionada com o alto consumo de açúcar, é a obesidade. A condição clínica subiu mais de 60% na população brasileira.

Escolha alimentos integrais

Priorizar alimentos integrais em detrimento dos processados ​​é uma boa maneira de obter todas as outras dicas supracitadas de alimentação saudável. Ao comer alimentos integrais, você automaticamente come menos açúcar e mais fibras, além de limitar substâncias prejudiciais como corantes alimentares e sabores artificiais.

Que tal cozinhar a sua própria comida? Você poderá escolher os ingredientes que irá ingerir, principalmente os mais saudáveis. Além disso, passar um tempo na cozinha pode promover um sentimento divertido de aprender algo novo, além de promover o seu bem estar e de seus familiares.

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