Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão na expectativa se vai haver ou não a antecipação do calendário do décimo terceiro salário em 2023.
Para quem não acompanhou na ocasião, vale mencionar que tal medida foi aplicada durante a pandemia.
No entanto, é importante destacar que até o momento, não foi realizado nenhum anúncio de adiantamento do abono.
LEIA TAMBÉM: URGENTE! Governo se pronuncia sobre o DÉCIMO TERCEIRO DO BOLSA FAMÍLIA!
Diante da falta de posicionamento do governo para a questão até o momento, tudo leva a crer que os pagamentos, tanto da primeira quanto da segunda parcela do 13º salário, serão um pouco diferentes do que ocorreu nos últimos anos, durante o período de pandemia, quando os repasses foram aplicados ainda no primeiro semestre do ano.
Contudo, diante de um maior controle da pandemia da Covid-19, provavelmente o governo vai retomar a programação “normal” dos repasses.
Dessa forma, caso volte o cronograma habitual, o décimo terceiro salário será pago em duas parcelas, com a primeira em agosto e a outra em novembro, juntamente com os valores mensais normais.
Confira também: IMPOSTO DE RENDA 2023: Receita divulga as NOVAS REGRAS para declarar neste ano
O abono natalino, forma como o décimo terceiro salário do INSS é conhecido, é dividido em duas parcelas de 50% cada.
A saber, o valor total do 13º que deve ser equivalente à quantia do seu salário previdenciário, com pagamento em duas parcelas, sendo que a segunda conta com descontos.
Confira agora a provável programação:
Final do benefício | 1ª parcela | 2ª parcela |
1 | 25 de agosto | 24 de novembro |
2 | 28 de agosto | 27 de novembro |
3 | 29 de agosto | 28 de novembro |
4 | 30 de agosto | 29 de novembro |
5 | 31 de agosto | 30 de novembro |
6 | 1º de setembro | 1º de dezembro |
7 | 4 de setembro | 4 de dezembro |
8 | 5 de setembro | 5 de dezembro |
9 | 6 de setembro | 6 de dezembro |
0 | 8 de setembro | 7 de dezembro |
Final do benefício | 1ª parcela | 2ª parcela |
1 e 6 | 1º de setembro | 1º de dezembro |
2 e 7 | 4 de setembro | 4 de dezembro |
3 e 8 | 5 de setembro | 5 de dezembro |
4 e 9 | 6 de setembro | 6 de dezembro |
5 e 0 | 8 de setembro | 7 de dezembro |
Leia ainda: PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA: Adicional por filho poderá ser maior do que R$ 150
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Bom dia, sou aposentada à dois anos e vou expressar minha opinião sobre datas do 13° salário deveria ser pago só no fim do ano. A gente recebe no início e quando se aproxima às festas de fim de ano nós não temos nada.