CPI da Petrobras pode acabar se tornando um ‘tiro no pé’ do governo; entenda

O jornalista Valdo Cruz, da “Globo News”, opinou nesta segunda-feira (20) que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras pode acabar se tornando um “tiro no pé” do próprio governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Isso porque, de acordo com o comunicador, a comissão pode trazer à tona as pressões políticas que a gestão de Bolsonaro tem feito sobre a diretoria da estatal para evitar o reajuste nos preços e, assim, manter vivo o sonho do atual chefe do Executivo em derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano.

Ainda conforme o jornalista, em reuniões convocadas pelo governo com a direção da Petrobras, aliados de Bolsonaro chegaram a acusar diretores da Petrobras de estarem trabalhando para a derrota de Bolsonaro e uma vitória de Lula.

Nas reuniões com integrantes da alta cúpula da empresa, a diretoria foi pressionada diretamente a não reajustar os preços antes das eleições. “A diretoria também foi ‘alertada’ de que estaria trabalhando pela vitória do petista se não cumprisse a orientação”, afirmou Valdo Cruz.

Na ocasião, existiu um clima de constrangimento, destacou o jornalista, pois houve uma pressão explícita e direta por uma atuação política da Petrobras. Apesar disso, os diretores tentaram explicar que as medidas estavam sendo tomadas porque o pior seria um desabastecimento de diesel no país no segundo semestre.

“Neste caso, o desgaste para o presidente seria ainda maior do que o reajuste”, teria dito uma pessoa que faz parte da diretoria da Petrobras ao jornalista da “Globo News”.

CPI perde força

Por fim Valdo Cruz explica que agora, depois da renúncia do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, a avaliação é que a vontade de se criar uma CPI perdeu força, mostrando mais ainda que a comissão era uma manobra eleitoreira e uma tentativa de tirar de Bolsonaro sua responsabilidade pelos aumentos. “Os defensores da CPI, que não queriam a CPI, agora ganham o argumento para desistir da ideia com a renúncia do presidente da empresa”, afirmou um parlamentar ao jornalista ao comentar o caso.

Leia também: Ex-ministro Bento Albuquerque diz que Petrobras está “errando muito”

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

3 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago