Covid-19: Vamos aplicar a 4ª dose um ano após a 3ª, diz secretário de Saúde do Rio de Janeiro

Dose adicional já está disponível para imunossuprimidos

0

Em entrevista do jornal O Globo, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou que a quarta dose da vacina contra Covid-19 será aplicada na capital fluminense um ano após a terceira. Com isso, a população carioca poderá receber a dose adicional a partir do mês de julho.

Na avaliação do secretário, até o momento, não há evidências científicas que justifiquem a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 poucos meses após a terceira. No estado de São Paulo, por exemplo, a quarta dose será aplicada ao menos quatro meses após a dose de reforço.

“Não vamos antecipar. Já está definido que vamos aplicar a quarta dose um ano após a terceira. Mas a quarta dose já está disponível para pessoas com algum tipo de imunossupressão, inclusive os idosos. A gente ainda não tem evidências científicas que embasem a antecipação neste momento. Quando tivermos, faremos”, disse Soranz ao jornal O Globo.

Na cidade do Rio de Janeiro, as pessoas maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há quatro meses estão aptas a tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19.

Quem comprovar que tem imunossupressão grave e tiver mais de 12 anos, pode receber a dose de reforço quatro semanas após tomar a segunda dose, caso tenha sido da AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer. No caso da dose única da Janssen, o intervalo é de oito semanas.

No caso da quarta dose da vacina, para imunossuprimidos, o intervalo entre a terceira e a quarta dose deve ser de pelo menos quatro meses.

Até o momento, 87,8% da população do Rio de Janeiro recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19, enquanto o percentual de pessoas totalmente imunizadas é de 84,8%. Já a dose de reforço foi recebida por 45,1% da população total da capital fluminense, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.