Covid-19: Marido de Merkel culpa “preguiça” da população da Alemanha por baixa taxa de vacinação

Índice de imunização no país é um dos menores da Europa Ocidental

0

Nesta semana, Joachim Sauer, marido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que a “preguiça e a complacência” da população do país são culpadas pelo fato de o país registrar uma das mais baixas taxas de vacinação contra Covid-19 entre os países da Europa Ocidental. Segundo ele, a rejeição pública da ciência nunca foi tão evidente como agora.

Até se aposentar em 2017, Sauer foi professor de química quântica na Universidade Humboldt, de Berlim, sendo considerado um dos maiores pesquisadores alemães da área. Em geral, ele não faz comentários sobre temas políticos, mas falou sobre a pandemia ao ser admitido na Academia Italiana de Ciências em Turim, na Itália.

“É surpreendente que um terço da população não esteja seguindo as evidências científicas“, afirmou Sauer ao jornal italiano La Repubblica, de acordo com reportagem do jornal alemão Die Welt publicada hoje (23).

“Em parte, isso se deve a uma certa preguiça e complacência alemãs. O outro grupo é formado por pessoas que estão reagindo ideologicamente ao que consideram uma ditadura de vacinas”, disse o marido de Merkel.

Alemanha tem uma das mais baixas taxas de vacinação contra Covid-19 da Europa Ocidental

Perguntado sobre a “rejeição ao conhecimento científico”, Sauer disse que “essa atitude provavelmente sempre existiu em algumas pessoas, mas nunca foi tão evidente como agora.”

Por outro lado, ele ressaltou que a ciência foi capaz de fabricar imunizantes em tempo recorde. “Hoje assistimos, porém, a um grande sucesso da ciência”, disse ele. “Ninguém poderia apostar que teríamos uma vacina em tão pouco tempo. Foi um milagre”, elogiou Sauer.

A Alemanha, no momento, passa pela quarta e mais grave onda de Covid-19 desde o começo da pandemia. Os hospitais do país estão lotados, principalmente de pessoas não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal.

Tanto na Alemanha quanto na Áustria, que impôs lockdown no país recentemente, a taxa de vacinação contra Covid-19 é menor que 70%, ficando atrás de outros países da Europa Ocidental, como França (75%), Portugal (86%) e Espanha (79%).

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.