Covid-19: “CPI traz a importância de sermos muito transparentes”, diz gerente da Anvisa

Presidente da Anvisa prestará depoimento à CPI nesta quinta-feira (6)

2

Nesta segunda-feira (3), o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gustavo Mendes, mostrou otimismo com a CPI da Covid-19, dizendo que a investigação servirá para diminuir dúvidas de que a agência tem agido baseada em orientações políticas. A declaração foi dada em entrevista ao programa Opinião no Ar, da Rede TV.

A CPI da Covid investigará os contratos assinados pela Anvisa e serão solicitadas gravações das reuniões da agência. Segundo Gustavo, todos os vídeos poderão ser disponibilizados.

“A questão da CPI traz a importância de sermos muito transparentes em todas as questões”, disse. “Eu posso afirmar que a nossa análise é técnica, porque as nossas questões são técnicas e fazem parte da discussão científica”, reforçou.

O depoimento do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, à CPI está agendado para esta quinta-feira (6), no mesmo dia que a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Rejeição da Sputnik V pela Anvisa não significa que vacina esteja inviabilizada

Gustavo Mendes também falou sobre a reprovação do pedido de uso e de importação da vacina russa Sputnik V. Segundo o diretor-geral de Medicamentos da Anvisa, o fato de a agência não ter aprovado o imunizante no momento não significa que a vacina esteja inviabilizada.

“Os dados que foram apresentados para a gente trouxeram informações que geraram muitas incertezas e muitas dúvidas, por isso a gente sugeriu a não aprovação neste momento”, explicou. “Com os dados que nós temos até o momento, não é possível recomendar. Mas isso não significa que a vacina esteja inviabilizada”.

Os questionamentos feitos pela Anvisa, segundo Gustavo, são de caráter técnico e podem ser esclarecidos pelo Instituto Gamaleya, fabricante da Sputnik V.

“Estudos adicionais podem ser viabilizados, desenvolvimento ou readequação daquilo que nós consideramos crítico podem ser feitos para que a gente possa considerar a aprovação dessa vacina”, afirmou.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Lira é contra as investigações da CPI e afirma que, em um momento de crise sanitária, o Brasil deveria se preocupar com outros […]

  2. […] Senado já aprovou a CPI que tem o intuito de realizar as investigações sobre a Covid-19 e as omissões do governo.  O presidente argumenta que deveriam analisar em escala estadual e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.