Covid-19: Bahia exigirá vacinação completa no transporte intermunicipal

Medida foi tomada após estado observar aumento de casos da doença

0

Nesta quinta-feira (25), o governo do estado da Bahia publicou um decreto determinando que o certificado de vacinação contra Covid-19 com pauta completa deve ser apresentado por usuários do transporte intermunicipal.

A medida entrará em vigor a partir do dia 10 de dezembro e vale para o transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros, público e privado, nas modalidades regular, complementar, fretamento, alternativo e de vans.

Dessa forma, para embarcar, as pessoas precisam apresentar o comprovante de vacinação físico fornecido no dia da aplicação do imunizante ou usar o certificado digital obtido por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. O seguinte esquema vacinal será exigido dos usuários do transporte intermunicipal na Bahia:

– Vacinação completa (duas doses da vacina ou dose única), para o público geral
– Uma dose da vacina, para crianças e adolescentes que já estiverem aptos para se imunizar
– Terceira dose ou dose de reforço para o público já alcançado por essa etapa da campanha de vacinação

Certificado de vacinação será exigido no transporte após aumento de casos de Covid-19 na Bahia

De acordo com o decreto, a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) é quem deve editar normas complementares e fiscalizar se a medida está sendo seguida.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que a medida foi implementada por conta do aumento de casos de Covid-19 no estado. “O número de casos ativos de Covid-19 cresceu na Bahia. Há 15 dias, eram 2,5 mil e, agora, são 3 mil”, escreveu ele no Twitter.

“Exigiremos as duas doses para a população que já estiver apta a recebê-las. E as três doses daqueles para quem o reforço já está disponível, exceto as crianças, cuja vacinação ainda não foi disponibilizada”, acrescentou o governador.

“A medida visa barrar o crescimento da contaminação. Aproveito para pedir que as prefeituras adotem a exigência da imunização completa para os servidores municipais. Para os servidores estaduais, a comprovação já está prevista em decreto”, completou Rui Costa.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.