CPI da Covid-19: 30% das pessoas aprovam trabalho dos senadores na Comissão; veja os números

Além da avaliação da Comissão, os entrevistados também responderam sobre o nível de conhecimento que eles têm com relação aos detalhes da CPI da Covid-19

0

O jornal “Folha de S.Paulo” divulgou nesta segunda-feira (12) uma pesquisa do instituto Datafolha revelando que 30% dos entrevistados avaliam como bom ou ótimo o trabalho feito pelos senadores na CPI da Covid-19. Por outro lado, 26% avaliam que os trabalhos que visam investigar as ações e omissões do governo federal durante a pandemia é ruim ou péssimo.

Veja o resultado completo da pesquisa:

  • Bom/ótimo: 30%;
  • Regular: 37%;
  • Ruim/péssimo: 26%;
  • Não sabe: 7%.

Além da avaliação da Comissão, os entrevistados também responderam sobre o nível de conhecimento que eles têm com relação aos detalhes da CPI da Covid-19, que revelou, por exemplo, o escândalo do pedido de propina da vacina indiana Covaxin. De acordo com os ouvidos, 20% deles se consideram bem informado.

Por outro lado, 34% dessas pessoas dizem estar mais ou menos informados, enquanto 10% assumem que estão mal informado sobre o tema. Por fim, incríveis 37% dizem não ter conhecimento algum sobre a Comissão do Senado. De acordo com o Datafolha, por conta dos arredondamentos, a soma dos índices pode resultar em mais de 100%.

No levantamento anterior, 14% diziam estar bem informados e 27% mais ou menos informados. O percentual de mal-informados era o mesmo, 10%, mas 48% diziam não ter conhecimento, ou seja, é possível ver que mais pessoas tomaram conhecimento sobre a Comissão nos últimos meses.

Pesquisa avaliou desempenho do Congresso

Por fim, o Datafolha também quis saber das pessoas suas avaliações quanto ao desempenho do Congresso Nacional. Para a maioria dos entrevistados o trabalho do Congresso é ruim/péssimo ou regular. Confira:

Ruim/péssimo: 38%;
Regular: 43%;
Bom/ótimo: 14%;
Não sabe: 5%.

O resultado desta segunda-feira (12) é bem semelhante ao levantamento anterior, divulgado em agosto de 2020, há quase um ano. À época, 37% dos entrevistados classificavam o Congresso como ruim ou péssimo.

Além disso, na ocasião, 43% o avaliavam como regular e 17% apontavam o desempenho dos deputados e senadores como ótimo ou bom. Outros 4% não sabiam opinar.

Segundo o Datafolha, para chegar a essas conclusões, o instituto ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Leia também: Bolsonaro sabia do caso Covaxin, resta saber se participou, diz Renan Calheiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.