As cores influenciam no seu humor, sem que você se dê conta. Não só isso, elas provocam em você sensações como agitação, fome, sono, e muitas outras mais. Por isso, existe a forma correta de utilizar as cores, especialmente em casa, que é o local no qual podemos definir, de fato, qual cores nós queremos utilizar e onde. Dessa forma, para saber como utilizá-las da forma correta, continue lendo essa matéria!
Bem-estar: veja como cuidar do seu e aumentá-lo
Primeiramente, saiba que as cores são divididas em cores quentes e cores frias. E tanto a primeira, quanto a segunda, provocam nas pessoas sensações diferentes. Dessa forma, veja, abaixo, quais são as cores quentes, as frias, quais as suas diferenças e as sensações que elas provocam:
As cores quentes são aquelas que remetem ao calor, e são elas o vermelho, o laranja, o amarelo e suas misturas, vermelho-alaranjado e o laranja amarelado. Essas cores remetem à sensação de agitação, de proximidade, de fome. Ao utilizar essas cores num ambiente, é normal ficar em estado de alerta. Não à toa, elas são utilizadas em placas de sinalização, como “Pare” e aquelas onde o preto se sobrepõe ao amarelo, para chamar atenção.
As cores frias são aquelas que remetem ao frio, e são elas o azul, o verde, o roxo, o azul-esverdeado, o verde-amarelado, e o roxo-azulado. Essas cores remetem à sensação de calma, de sono, de relaxamento. Além disso, elas provocam a sensação de afastamento.
Spa Day em casa: como ter um dia de rainha sem gastar dinheiro
Para utilizar as cores corretamente, pense qual é a finalidade do ambiente. Por exemplo, se você utilizar cores como o vermelho e o amarelo no quarto, isso pode provocar insônia, devido à agitação que essas cores trazem, como estímulo visual. Dessa forma, se você escolher para o quarto cores frias, como tons de azul ou verde, será mais fácil relaxar e dormir melhor, neste cômodo.
Já na sala, que é, geralmente, o ambiente mais agitado da casa, a utilização das cores frias pode provocar um certo desânimo. Ou seja, em ambientes de maior socialização, é melhor utilizar cores mais quentes. Isso também vale para a cozinha. Além disso, utilizar cores quentes na cozinha estimula o apetite.
Só porque é mais indicado utilizar esta, ou aquela cor, predominantes num ambiente, não quer dizer que elas não possam ser misturadas. Quando quiser, por exemplo, utilizar cores quentes no quarto, dê preferência para os tons nude. Ao invés de utilizar o amarelo, mais vibrante, prefira o bege, e em pequenas quantidades. O mais importante, é a cor que sobressai no cômodo conseguir passar a mensagem que você quer.
Além do que já foi dito, as cores claras ampliam um ambiente, enquanto as escuras fazem ele parecer menor. Utilize cores mais claras em ambientes pequenos, para ampliá-los. Da mesma forma, utilize cores mais escuras em cômodos ou paredes que você quer fazer parecerem mais próximos.
Remédios caseiros para dor de garganta: veja o que tomar para melhorar
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…