Em reunião com a equipe de transição de Lula, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que prevê um aumento de 5,3% na conta de luz em 2023. Segundo a agência, isso acontecerá mesmo sem a previsão de troca de bandeira no próximo ano, que deve se manter na verde durante a maior parte do ano. A agência afirma que alguns estados terão aumento ainda maior, na casa dos 14%.
Por isso, hoje vamos entender os números da conta de luz apresentados pela Aneel, além de entender como fazer para economizar energia elétrica na sua casa.
A Aneel afirma que o aumento da conta de luz pode chegar a mais de 14% em alguns estados do país. Apesar de a agência manter a bandeira verde durante todo o ano, por conta de condições favoráveis à geração de energia, o aumento vem por outra causa. Isso porque há o anúncio de que algumas concessionárias de energia aumentarão aumento no valor da tarifa obrigatória.
Com isso, a conta de luz pesará no bolso da grande maioria dos consumidores no Brasil, caso tudo se mantenha conforme o previsto pela Aneel. Apesar disso, a reunião com a equipe de transição permite que o governo haja antes de o aumento acontecer de fato.
Ao todo, a agência diz que 7 distribuidoras farão um reajuste superior a 10%, ao passo que 15 distribuidoras terão um reajuste que varia entre 5% a 10%. Por fim, 17 empresas alterarão suas tarifas entre 0% a 5%. Nesse cenário, apenas 13 empresas reajustarão seus preços para baixo, o que permite uma diminuição na conta de luz.
Por conta disso, a maioria dos brasileiros pode ver uma conta de luz mais alta a partir de janeiro do próximo ano. A ideia do governo eleito é evitar que isso aconteça, mas ele ainda não emitiu comunicados sobre o que pretende fazer.
Reprodução CanvaPode até parecer controverso, mas trocar alguns aparelhos da sua casa podem ser a chave para você economizar na sua conta de luz. Por outro lado, alguns serviços extras podem fazer com que a sua conta seja reduzida em mais de 90%. Infelizmente, essa opção não está disponível para todas as pessoas de modo acessível.
Para começar, uma excelente ideia para economizar na conta de luz é apagar a luz dos cômodos que não esteja usando, tirar aparelhos da tomada e trocar os eletrodomésticos mais antigos, dado que eles puxam mais energia e pesam na sua conta de luz. Para quem tem a possibilidade, manter janelas e portas abertas diminuem a necessidade de ligar a luz durante o dia.
Fora dos pequenos hábitos, os brasileiros possuem duas saídas para evitar de pagar um alto custo da conta de luz. A primeira saída é aderir à energia solar. Contudo, as linhas de financiamento dessa modalidade ainda são escassas no Brasil e os preços tendem a ser altos. Por outro lado, a conta de luz normalmente fica abaixo dos R$100,00.
A segunda saída é aderir à Tarifa Social de Energia, onde o Governo Federal financia a maior parte da sua conta de luz. Apesar disso, essa tarifa tem regras.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…