Conhecer os principais benefícios do INSS e como solicitá-los é fundamental para garantir o acesso aos direitos previdenciários. No entanto, muitos contribuintes ainda têm dúvidas a respeito disso, e por isso, acabam perdendo alguns desses direitos.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá sanar todas as suas dúvidas a respeito dele.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal que tem como objetivo garantir os direitos previdenciários dos brasileiros.
Para isso, oferece diversos benefícios aos seus contribuintes. Assim sendo, confira abaixo alguns dos principais.
A aposentadoria especial destina-se a trabalhadores que exercem atividades em condições prejudiciais à sua saúde ou integridade física.
Dessa forma, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar o tempo de contribuição e a exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos nocivos.
Ademais, dentre os principais benefícios do INSS também está a aposentadoria por idade, que destina-se a trabalhadores que atingiram a idade mínima que a legislação previdenciária estipula. Para os homens, a idade mínima é de 65 anos, e para as mulheres, é de 62 anos. Além disso, é necessário comprovar um tempo mínimo de contribuição ao INSS.
O valor do benefício varia de acordo com o tempo de contribuição e a média dos salários de contribuição.
Já o salário-maternidade consiste em um benefício que o INSS oferece às mulheres que se afastam do trabalho para dar à luz ou adotar um filho.
Dessa maneira, para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar a contribuição ao INSS e o cumprimento do período de carência, que varia de acordo com o tipo de contribuinte.
O valor do benefício corresponde ao salário integral da segurada.
A aposentadoria por invalidez é um benefício que o INSS paga a trabalhadores que estão incapacitados de forma total e permanente para o trabalho.
Assim sendo, para recebê-la, é necessário passar por avaliação médica pericial do INSS, que irá verificar a incapacidade do segurado.
Por fim, o auxílio-doença é um benefício que se destina aos trabalhadores que estão temporariamente incapacitados para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
Sendo assim, é necessário passar por avaliação médica pericial do INSS para conseguir receber esse benefício. Isso porque a perícia irá verificar se a incapacidade do segurado corresponde aos requisitos para a concessão desse auxílio.
Para solicitar os benefícios do INSS, você pode usar o app ou site Meu INSS. Por lá, também é possível solicitar atendimento presencial.
Desse modo, além de preencher o formulário, também é preciso enviar os documentos necessários, como:
Então, após a análise dos documentos e a realização das avaliações médicas periciais, o INSS irá conceder ou negar o benefício.
Agora que você já sabe quais os principais benefícios do INSS e como solicitar, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…