O chá de poejo é muito conhecido no Brasil, sendo usado principalmente para fazer chá para crianças no alívio de cólicas estomacais. Contudo, suas propriedades medicinais contribuem para que seja usado por todas as pessoas. Desta forma, nós do Brasil123 vamos apontar dicas e as propriedades para que você conheça o chá de poejo e veja como usar. Esse chá, que é o preferido de muita gente, é perfeito para diversos problemas, ajudando a manter a regulação da boa saúde e do bem-estar. Confira mais, logo a seguir.
O poejo tem origem na Ásia Ocidental e no Mediterrâneo. Ao mesmo tempo, é facilmente encontrado em hortas e jardins no Brasil. Ele se desenvolve, em locais úmidos e próximos a rios. O nome científico do poejo é Mentha pulegium.
Entretanto, aqui no Brasil, ficou conhecido popularmente de hortelãzinho (por causa do cheiro parecido), Erva-de-São-Lourenço e menta selvagem. Além disso, é uma planta medicinal muito aromática, que pode atingir entre 30 a 40 cm. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais, feiras ou farmácias de manipulação.
Muitas pessoas têm o hábito de ter essa planta em suas hortas, justamente para utilizar como e quando quiser. Por isso, pode ser uma boa ideia ter esse bem natural no jardim de sua casa.
O chá de poejo é muito utilizado para tratar a tosse, gripe e outros problemas do aparelho respiratório pois, possui propriedades expectorantes. Além disso, também é um bom digestivo, sudorífero e relaxante. Ele ajuda a eliminar gases, por exemplo, por ter propriedades vermífugas, antissépticas, cicatrizantes e antiespasmódicas.
Geralmente indicado para:
Como vimos, o chá tem diversas utilidades, sendo muito importante para sanar vários tipos de problemas de saúde.
Para fazer o chá de poejo, não existe segredo e o preparo é bem simples. Para fazê-lo, siga o passo a passo abaixo:
Obs.: Recomenda-se tomar de 2 a 3 xícaras por dia apenas.
Na culinária, o poejo atua como tempero em pratos salgados como, por exemplo, no peixe, azeite aromatizado, carnes e licor. Já nos pratos doces, você pode fazer pudins, tortas, compotas e saladas de frutas.
Outra maneira, é esmagar as folhas da planta e aplicar sobre as feridas, tendo em vista as suas propriedades antissépticas e refrescantes. Também, pode atuar como repelente natural, mantendo afastadas moscas, pernilongos, mosquitos, formigas e traças.
Por fim, você pode fazer o chá de poejo e aplicar na mucosa bucal com algodão de 3 a 4 vezes ao dia. Faça isso, especificadamente, em infusão abafada numa xícara de água fervendo, por 15 minutos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…