A Síndrome de Prader-Willi (SPW) é uma doença rara que afeta o desenvolvimento da criança. Tem origem em uma alteração genética, não hereditária, resultante da ausência ou não expressão de genes no cromossomo 15.
Nesse sentido, afeta meninos e meninas em um complexo quadro de sintomas, durante todas suas vidas, estes variando em presença e intensidade de indivíduo para indivíduo.
Um diagnóstico precoce, antes da manifestação dos sintomas, principalmente a obesidade, tem trazido uma melhora na qualidade de vida dos portadores nos últimos anos. Mas, ainda em caso de diagnósticos tardio, uma série de cuidados pode ser iniciados, retornando na qualidade de vida dos portadores.
A SPW é caracterizada, principalmente, por:
A principal preocupação médica é a obesidade mórbida. Mas, por meio de diagnóstico e intervenção precoces, muitos pacientes conseguem manter um peso saudável.
Embora não se consiga curar nem prevenir a síndrome de Prader-Willi, porque ainda não se encontrou uma forma de corrigir a alteração genética que dispara o processo, o tratamento é por meio de equipe multidisciplinar.
Nesse sentido, pediatra, endocrinologista pediátrico, neurologista pediátrico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional etc. O tratamento permite aliviar a intensidade dos sintomas da síndrome, que viverão mais e melhor.
Veja também: O que é a síndrome do intestino irritável
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…