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Home Atualidades

Conheça a Helô, assistente virtual do Meu INSS

Helô: A revolução digital no atendimento do INSS

Yasmin Santos por Yasmin Santos
21 de julho de 2025, 21:04h
em Atualidades
0
Assistente virtual Helô do INSS, oferecendo atendimento automatizado para beneficiários.

Helô, assistente virtual do INSS, ajudando usuários com dúvidas e consultas sobre benefícios 24 horas por dia. Imagem: Gov.

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Você sabia que é possível tirar dúvidas sobre benefícios, consultar processos e até receber atendimento humanizado sem sair de casa? A assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Helô, já atendeu 100 milhões de pessoas em menos de 4 anos.

Disponível tanto no site quanto no aplicativo do Meu INSS, oferecendo respostas rápidas e acessíveis 24 horas por dia.

O que é a Helô e como ela funciona

A Helô é uma assistente virtual baseada em inteligência artificial, desenvolvida especialmente para atender os usuários do INSS de forma automatizada. Desenvolvido pela Dataprev para facilitar o acesso do cidadão a todos os serviços do INSS que não exigem a presença física do cidadão, o sistema foi projetado para responder as dúvidas mais frequentes dos beneficiários.

O nome completo da assistente virtual é Heloísa Miranda Chaves. Ela foi nomeada assim para homenagear Elóy Chaves, um homem que foi muito importantes na criação do sistema previdenciário. Ainda, foi dada a data de nascimento da assistente no dia 27 de junho de 1990, o mesmo da fundação do INSS.

Para interagir com a assistente virtual, o processo é simples. Ao ser acessada, a Helô solicita apenas duas informações: nome e CPF. Essa identificação básica permite que o sistema personalize o atendimento e forneça informações específicas sobre o seu caso, sempre mantendo a segurança dos dados.

Como acessar a Helô no Meu INSS

O acesso pode ser feito de duas formas principais, garantindo que todos os cidadãos possam utilizar o serviço independentemente do dispositivo que possuem:

A assistente virtual do INSS, Helô, pode ser acessada também pelo aplicativo para celular do Meu INSS, além do site Gov. Assim que entrar no aplicativo, disponível para Android e IOS, o procedimento é idêntico: procure pelo ícone de chat no canto inferior direito e inicie a conversa.

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A praticidade de ter a assistente virtual disponível em múltiplas plataformas garante que o atendimento esteja sempre ao alcance, seja em casa pelo computador ou em qualquer lugar pelo celular.

Principais serviços oferecidos pela Helô

Entre os principais serviços disponíveis através da assistente virtual estão:

  • Consulta de processos: Acompanhe o andamento de requerimentos e pedidos
  • Informações sobre benefícios: Esclareça dúvidas sobre aposentadorias, pensões e auxílios
  • Resultados de perícias médicas: Verifique decisões e próximos passos
  • Extratos de pagamento: Consulte valores e datas de benefícios
  • Certidões e declarações: Obtenha informações sobre documentos disponíveis
  • Cumprimento de exigências: Saiba quais documentos precisa apresentar
  • Prova de vida: Entenda os procedimentos e prazos

Chat humanizado: atendimento por servidores do INSS

Uma das funcionalidades mais importantes da assistente virtual é a possibilidade de transferência para atendimento humanizado. Uma das grandes novidades da Helô é a possibilidade de ser atendimento também diretamente por um servidor do INSS, por meio do chat humanizado da Helô.

Essa funcionalidade é especialmente útil quando:

  • A dúvida é muito específica ou complexa
  • É necessário realizar alguma ação no sistema
  • O beneficiário tem dificuldades com o atendimento automatizado
  • São necessários esclarecimentos personalizados sobre processos

Cuidados com golpes usando o nome da Helô

Infelizmente, criminosos têm se aproveitado da popularidade da Helô para aplicar golpes. Os golpistas obtêm o telefone dos segurados e mandam mensagens pelo WhatsApp se passando pela assistente virtual do INSS, a Helô.

É fundamental saber que:

  • A ilustração da assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada na web ou aplicativo. Ela nunca vai buscar o segurado pelo WhatsApp para ter uma conversa.
  • A Helô funciona exclusivamente dentro do Meu INSS
  • O INSS nunca solicita dados bancários ou senhas pelo chat
  • Qualquer contato suspeito deve ser denunciado imediatamente

Para se proteger, sempre acesse a assistente virtual através dos canais oficiais do Meu INSS e desconfie de qualquer mensagem recebida por WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem.

Você já experimentou conversar com a Helô para resolver suas dúvidas sobre o INSS?

Dúvidas frequentes

A Helô do INSS atende pelo WhatsApp?

Não, a Helô não atende pelo WhatsApp. A assistente virtual funciona exclusivamente dentro do site e aplicativo Meu INSS. Mensagens no WhatsApp usando o nome da Helô são golpes.

Quais documentos a Helô pode emitir?

Atualmente, a Helô fornece informações sobre certidões e declarações. A emissão direta de documentos pelo chat está em desenvolvimento e será disponibilizada em breve.

Quanto tempo demora o atendimento humanizado da Helô?

O atendimento humanizado através da Helô tem tempo médio de espera inferior a 5 minutos. Cerca de 300 servidores do INSS realizam mais de 3 mil atendimentos diários.

A Helô pode consultar resultado de perícia médica?

Sim, a Helô pode fornecer informações sobre resultados de perícias médicas. Esta é uma das consultas mais procuradas, representando 6,43% dos atendimentos realizados.

A Helô funciona aos finais de semana?

Sim, a assistente virtual Helô funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. O atendimento humanizado pode ter horários específicos de funcionamento.

Quantos atendimentos a Helô realiza por dia?

A Helô realiza uma média de 34 mil atendimentos diários, tendo alcançado a marca de 100 milhões de acessos em menos de 4 anos desde seu lançamento em 2021.

A Helô pode agendar perícia médica?

A Helô fornece informações sobre perícias médicas e orienta sobre o processo de agendamento. Para efetuar o agendamento, pode ser necessário usar outras funcionalidades do Meu INSS ou solicitar atendimento humanizado.

Como denunciar golpes usando o nome da Helô?

Para denunciar golpes, contate a ouvidoria do INSS pela internet ou telefone 135 e registre um boletim de ocorrência. Comunique também ao banco onde recebe o benefício se houver tentativa de fraude.

Tags: Assistente virtual INSSAtendimento INSS onlinebenefícios INSSHelô INSSmeu inss
Yasmin Santos

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