Você sabe quais os benefícios da romã e como fazer o chá com ela? Então hoje é o seu dia de sorte, pois é exatamente isso que nós, do Brasil 123, iremos te mostrar! Sendo assim, fique com a gente, leia até o final e não perca nenhuma dica!
A romã é uma fruta rica em diversos compostos benéficos e até essenciais para o nosso organismo. Assim sendo, seu consumo traz inúmeros benefícios para o funcionamento do nosso corpo. Dentre eles, os principais benefícios da romã são:
A romã contém muitas substâncias antioxidantes, como o tanino e flavonóides. Esses compostos ajudam a combater células cancerígenas e a prevenir a formação de tumores cancerosos na mama, próstata, pulmão e pele.
Por conter muita vitamina C e antioxidantes, um dos benefícios da romã é fortalecer as defesas do nosso organismo, melhorando o funcionamento do intestino e a absorção de minerais.
Além disso, ela contribui para a manutenção da flora intestinal e reduz a inflamação dos órgãos.
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da romã favorecem o aumento do HDL, o colesterol bom, no sangue. Ela ajuda, ainda, a regular a pressão arterial e a controlar o nível de triglicerídeos.
Assim, um dos benefícios da romã é prevenir problemas de coração, como arritmias, infartos e aterosclerose.
Tanto a polpa, quanto a casca, as folhas e o caule da romã são ricos em catequinas, elagitaninos e antocianinas.
Essas são substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, protegem contra os raios UVA e UVB, além de terem ação adstringente, ajudando a tratar a acne e a equilibrar o pH da pele oleosa.
Um dos benefícios da romã, é que ela pode ser consumida sem culpa, pois tem baixo teor calórico, contém muita fibra, ajuda a eliminar a retenção de líquidos, além de trazer uma forte sensação de saciedade, diminuindo o apetite.
A romã ajuda a prevenir problemas de coração como arritmias e infarto – Reprodução AdobeStockVocê pode utilizar não só as sementes da romã, como também as suas folhas, cascas e caule para fazer chás e aproveitar todos os seus benefícios. Para isso, basta você fazer o seguinte:
A casca e o caule da romã podem causar intolerância em algumas pessoas e desencadear vômito, diarreia, mal-estar e intoxicação, se consumidos em excesso.
Portanto, não exagere no consumo e experimente aos poucos para ver como seu organismo reage às propriedades da romã.
Uma dica legal é consumir o chá de casca ou caule em menor quantidade e optar, também, pelo suco de romã que, além de saboroso e conter muitas das substâncias benéficas, ainda é muito menos tóxico.
Por fim, agora que você já sabe quais os benefícios da romã e como preparar o chá, não perca mais tempo e comece a usufruir dos benefícios dessa fruta!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…