Conheça 4 benefícios do consumo da jabuticaba

0

O fruto da jabuticaba é nativo do Brasil e é tecnicamente chamado de “uva brasileira”. A jabuticaba é uma fruta de sabor agradável e de cor escura que possui uma rica fonte de substâncias fenólicas. Além disso, estas substâncias beneficiam a saúde, pois, segundo especialistas, estão ligadas ao tratamento e prevenção de algumas doenças.

Os compostos presentes no fruto da jabuticaba são ricos em antocianinas, ácidos fenólicos e flavonoides. Estes apresentam uma alta atividade antioxidante, além de outras atividades biológicas importantes. Por isso, são provedores de diversas fontes de nutrientes para quem as consome. Assim, separamos 4 benefícios fornecidos ao consumir a jabuticaba.

A jabuticaba também é conhecida como uva brasileira ou brazilian berry. Imagem: Freepik/reprodução

Melhora o sono

A jabuticaba também contém níveis significativos de aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir, como é o caso do triptofano. Isto é benéfico porque o triptofano está ligado a produção de serotonina, que é um neurotransmissor importante para a melhora contínua do nosso sono e humor.

Melhora a imunidade

Também há na composição desta fruta uma boa quantidade de ácido ascórbico (vitamina C) e de lisina. A vitamina C atua aumentando a imunidade do corpo, já a lisina é um aminoácido essencial que também aumenta a imunidade do nosso organismo. Por isso, ambas substâncias podem auxiliar no combate a gripes e resfriados.

Veja também: Meu cachorro late o tempo todo: Isso é normal?

Cura sintomas da diarreia

Especialistas mostraram a eficiência do suco de jabuticaba contra problemas com diarreia causados por DTA’s  (doenças transmitidas por alimentos). Essa eficácia se dá por causa dos compostos fenólicos contidos no fruto.

Estas substâncias provocam a constipação no intestino, o que causa a pausa imediata na vontade de ir no banheiro. Além disso, as jabuticabas possuem substâncias antimicrobianas, o que potencializa o combate das doenças e micróbios causadores da diarreia.

Efeitos contra o câncer

Graças ao seus compostos, tais como o ácido fenilacético, a jabuticaba se mostrou eficiente para combater células com efeitos mutagênicos. Estas células são aquelas que crescem de maneira anormal e que provocam o câncer.

Veja mais notícias sobre Saúde e Bem Estar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.