O congestionamento no INSS nunca foi tão grande. Isso porque, segundo algumas informações do próprio instituto, mais de 1,7 milhões de pessoas aguardam na fila para a concessão de benefícios.
Dessa forma, é importante que os contribuintes estejam atentos a esses números, para saber como agilizar o processo.
Por isso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado anteriormente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta um grande congestionamento de processos. Isso afeta a vida de mais de 1,7 milhão de brasileiros que aguardam o retorno sobre a aprovação de benefícios como aposentadorias, auxílios e pensões.
De acordo com alguns dados publicados no Portal da Transparência do INSS, atualmente há 1.197.750 pessoas aguardando análise administrativa, ou seja, a fase em que toda a documentação já foi enviada e está em processo de análise por um servidor do INSS. Além disso, há outras 596.699 pessoas esperando por perícia médica.
Diversos fatores contribuem para o congestionamento no INSS. Entre eles, estão a falta de servidores para análise dos processos, a burocracia e a complexidade dos procedimentos internos e a falta de investimentos em tecnologia para agilizar o atendimento aos cidadãos.
Além disso, segundo as informações do INSS, a falta de perito também contribui para o congestionamento da fila.
Por conta desses fatores, os contribuintes devem saber o que fazer para que a solicitação do benefício não fique parada no INSS.
Apesar do congestionamento, existem algumas medidas que os contribuintes podem tomar para agilizar o pedido junto ao INSS.
Assim sendo, a primeira delas é manter a atualização de todos os documentos em dia, garantindo que não haja problemas na análise do seu processo.
Além disso, é importante acompanhar regularmente o andamento do pedido por meio do site ou aplicativo do Meu INSS. Isso porque, nesses canais é possível verificar se há alguma pendência ou se o processo está aguardando análise.
Ademais, uma alternativa para quem está aguardando a análise do INSS é solicitar a antecipação do benefício. Entretanto, essa antecipação volta-se somente para casos de auxílio-doença e auxílio-acidente.
Para que o requerente consiga a antecipação do benefício, ele poderá solicitá-la por meio do aplicativo ou site do Meu INSS.
MEI: Saiba como conseguir uma aposentadoria maior!
Por fim, em casos mais complexos ou quando o cidadão se sente perdido no andamento do processo, é importante buscar orientação de especialistas.
Existem profissionais como advogados e contadores que são especialistas em direito previdenciário e podem auxiliar na análise, no acompanhamento do pedido e até mesmo na interposição de recursos, caso necessário. Dessa forma, esses profissionais que possuem conhecimento técnico, podem otimizar o processo e aumentar as chances de sucesso na concessão do benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre o congestionamento do INSS e como agilizar o pedido junto ao órgão, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…