Hoje nós vamos passar algumas informações para que você confira a lista atualizada de doenças sem carência no INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social atualizou recentemente a lista de doenças que não exigem carência para a concessão de benefícios.
Isso significa que, em caso de diagnóstico de alguma dessas doenças, o segurado pode solicitar o benefício imediatamente, sem precisar cumprir o período de carência estipulado no contrato. Para que você saiba quais são essas doenças, reunimos algumas das principais informações para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme dito anteriormente de maneira prévia, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) atualizou a lista de doenças que não precisam de carência no INSS. Isso quer dizer que para receber os benefício do auxílio doença ou aposentadoria por incapacidade permanente, às pessoas portadoras dessas doenças não precisarão ter contribuído com o órgão pelo período mínimo de 12 meses.
Além disso, duas enfermidades novas irão fazer parte da lista, que começa a valer a partir do dia 3 de julho deste ano. As novas integrantes da lista de doenças do INSS são: acidente vascular encefálico e abdome agudo cirúrgico. Vale ressaltar que, no caso do acidente vascular encefálico, só dispensa-se a carência se for um caso agudo da doença.
Sendo assim, a lista atualizada de doenças sem carência no INSS passa a ter 14 integrantes. Para que você saiba quais são todas as doenças que dispensam a carência no INSS, separamos a lista completa. Confira:
Os contribuintes portadores de alguma das enfermidades da lista atualizada de doenças no INSS, poderão solicitar os benefícios da seguinte maneira:
Primeiramente, para dar entrada no pedido do auxílio doença, o segurado precisa comprovar, por meio de exames e laudos médicos, a incapacidade para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos. O pedido pode ser feito pela internet, pelo portal ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente em uma agência do INSS.
De acordo com as regras da aposentadoria por incapacidade permanente, o contribuinte precisa se deslocar até uma agência do INSS para solicitar o benefício. Além disso, ele deve portar todos os laudos médicos que comprovem a doença e a incapacidade para o trabalho.
Assim sendo, com a comprovação da incapacidade, o benefício é concedido, garantindo uma fonte de renda aos trabalhadores impossibilitados de trabalhar.
Agora que você já conferiu a lista atualizada de doenças sem carência no INSS e já sabe como solicitar os benefícios, é só seguir as instruções para ter o apoio da Previdência Social na hora de mais necessidade!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…