Concursos públicos com oferta de mais de quatro mil vagas foi o anúncio feito pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. A saber, vinte órgãos federais contarão com os concursos públicos. Além destes novos concursos em diferentes órgãos federais, que tiveram seu anúncio no dia 16 de junho, outros já tinham sido autorizados. Somando, portanto, quase seis mil vagas em concursos públicos no ano de 2023.
Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin também demonstrou satisfação com os concursos públicos e com a possibilidade de vagas.
Quer saber mais sobre os novos concursos públicos que acontecerão neste ano? Então, acompanhe-nos neste texto, pois ele contém muitas informações sobre este assunto.
Anúncio dos concursos públicos
Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação falou sobre a autorização para a criação de novos concursos públicos. Estes concursos irão oferecer mais de quatro mil vagas em vinte órgãos federais. Por exemplo, Ministérios como o da Agricultura, da Saúde ou de Relações Exteriores. Da mesma maneira que Institutos Nacionais como o de Meteorologia (Inmet), ou então o de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Pontos considerados para abertura de vagas em concursos públicos
Em primeiro lugar, o tempo de publicação do último edital de concurso público. Levou também em consideração a proporção que há entre a quantidade de vagas e a quantidade de cargos que tiveram aprovação no órgão. Assim como, a proporção de aposentadorias, nos próximos 5 anos, em relação a todas as vagas que têm ocupação. A identificação de perdas relacionadas ao limite de ocupação. Ou então a análise da estrutura do órgão, se ocorreu alguma mudança que possua relevância, ou aumento de atribuições.
Considerou também o nível de impactos imediatos dos serviços para os brasileiros e a relevância do órgão para as políticas que possuem prioridade do governo.
Impacto dos concursos públicos
Estima-se que a influência no orçamento anual seja de mais de setecentos milhões de reais. No entanto, a ministra afirmou que acredita na possibilidade de realizar a nomeação das pessoas que tiverem aprovação nos concursos, ainda em 2023. Cerca de 20 novos órgãos e ministérios poderão realizar concurso e ofertar as vagas. Vale ressaltar, portanto, que antes desse anúncio, alguns órgãos e ministérios já tinham previsão de concurso. Por exemplo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com mais de oito mil vagas, o Ministério das Relações Exteriores. Bem como, o Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
Contratação das pessoas que tiverem aprovação
A ministra afirmou que deseja terminar os concursos públicos ainda em 2023, e preencher algumas vagas ainda neste ano. Segundo ela, montarão uma “força-tarefa” para o aceleramento deste processo. Todavia, cada órgão é que definirá o edital e também os outros critérios.
Outra expectativa da ministra é que mais concursos sejam para níveis superiores, uma vez que nível médio podem receber a contratação através de terceiros. Sendo assim, o governo deixaria de contratar nível médio.
Enfim, você acha que as vagas que serão ofertadas pelos concursos públicos irão trazer benefícios à população brasileira! Deixe um comentário abaixo compartilhando conosco a sua opinião.