Quer saber como usar o Meu INSS para pedir benefícios? Então, você está com sorte, pois é isso mesmo que vamos te explicar. Dessa forma, você saberá como fazer solicitações e agendamentos pelo app, o que economiza tempo e energia. Assim sendo, fique com a gente e leia até o final para não perder nada importante.
O Meu INSS é uma plataforma criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que permite aos segurados terem acesso a serviços e informações previdenciárias de forma online. Assim, dentre os serviços disponíveis, é possível realizar pedidos de benefícios, agendar atendimentos presenciais, consultar histórico de contribuições e revisões de benefícios, entre outras funcionalidades.
Para acessar o Meu INSS, é necessário ter um cadastro no portal gov.br, que é o cadastro único do governo federal. Então, caso ainda não possua a conta, o usuário deverá criar uma na página de acesso do portal gov.br. Informando dados pessoais como CPF, e-mail e número de celular, além de criar uma senha.
Feito o cadastro, basta acessar o portal Meu INSS e inserir as informações pessoais solicitadas, como nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e número de celular. Dessa forma, o sistema irá gerar uma senha provisória, que você deverá alterar no primeiro acesso.
Para realizar um pedido de benefício, o segurado deverá acessar o portal do Meu INSS e clicar na opção “Agendamentos/Solicitações” na aba “Meus Benefícios”. Na tela seguinte, aparecerá as opções de benefícios disponíveis para pedido.
Então, o usuário deverá selecionar o benefício desejado e preencher as informações no formulário, como dados pessoais, vínculos trabalhistas e informações específicas do benefício a ser solicitado. A saber, alguns benefícios podem requerer documentos específicos, que irão para análise posterior.
Após o preenchimento do formulário, o usuário deverá confirmar os dados e enviar o pedido para análise do INSS. É possível acompanhar o andamento do pedido pelo próprio portal Meu INSS, na opção “Meus Benefícios”.
Caso você necessite de algum auxílio durante o preenchimento do formulário ou envio de documentos, é possível entrar em contato com o INSS através dos canais de atendimento. Além disso, o portal Meu INSS oferece um chat com uma inteligência artificial que é capaz de esclarecer dúvidas frequentes dos usuários.
O Meu INSS também oferece a possibilidade de realizar pedidos de revisão de benefícios previdenciários. Para isso, basta acessar o portal e selecionar a opção “Agendamentos/Solicitações” na aba “Meus Benefícios”.
Na tela seguinte, você deverá selecionar a opção “Revisão” e preencher o formulário. Ademais, é importante ter em mãos todas as informações relevantes para a revisão do benefício, como datas de início e término, valores recebidos e informações sobre vínculos trabalhistas.
Após o preenchimento do formulário, o pedido irá para análise do INSS, que poderá solicitar mais informações ou documentos para a revisão.
Agora que você já sabe como usar o Meu INSS para pedir benefícios, coloque essas dicas em prática e aproveite a comodidade!
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