Para tratar intoxicação alimentar sem ir ao hospital é preciso manter muito repouso e ingerir muita água para manter o corpo bem hidratado. Afinal, a desidratação favorece a produção de toxinas que devem ser eliminadas aumentando o consumo de líquidos. Além disso, a pessoa com intoxicação alimentar deve consumir alimentos leves para não aumentar os sintomas.
Além disso, outra dica interessante para tratar intoxicação alimentar é tomar carvão ativado, mas é preciso que se tenha uma orientação médica. Essa substância é ideal para eliminar toxinas presentes no organismo e combater os sintomas da intoxicação obtida pelo consumo de alimentos.
Afinal, essa situação acontece por causa da ingestão de comida ou bebida que estejam contaminados com microrganismos como bactérias e fungos, por exemplo. Desse modo, os sintomas surgem apenas algumas horas depois que o alimento foi consumido e vem acompanhado de diarréia e cólicas constantes.
Caso queira tratar intoxicação alimentar em casa, saiba que as dicas apontadas abaixo são ideais para amenizar os sintomas. No entanto, é preciso deixar claro que o diagnóstico e medicação devem ser feitos em consulta com um médico. Por isso, em casos mais graves, procure um hospital. Abaixo, vamos ver como tratar intoxicação alimentar leve. Confira:
Ideal para tratar intoxicação alimentar em casa, o consumo de água nunca é demais, portanto, mantenha sempre uma garrafa cheia de água por perto para beber até mesmo sem sede. Desse modo, você estará dando uma força para que o seu organismo combata os microrganismos e elimine as toxinas presentes na circulação sanguínea.
A água é sempre a melhor indicação para tratar intoxicação alimentar, mas também podemos ingerir outras opções como os chás, sucos naturais e água de coco. Além disso, os isotônicos encontrados em farmácias também são ótimos para tratar intoxicação alimentar em casa.
Para tratar intoxicação alimentar, saiba que uma das dicas mais importantes é o repouso contínuo, afinal, o corpo tende a ficar muito fraco quando precisa lidar com microrganismos atacando suas células. Por isso, o repouso é importante para evitar o consumo de energia que leva à perda de líquidos, pelo suor.
Uma das dicas para tratar intoxicação alimentar é o repouso contínuo – Reprodução AdobeStockEnquanto os vômitos ou diarréias ainda estão atacando seu organismo, saiba que é importante evitar o consumo de quaisquer alimentos sólidos. Por isso, prepare uma canja, sopa e até um purê de batatas para suprir suas necessidades. Pode-se obter a fonte de proteínas pelo consumo de peixes macios, por exemplo.
Alimentos processados devem ser ficar longe de quem sofre com intoxicação alimentar, já que produtos industrializados como salgadinhos e refrigerantes, por exemplo, apresentam alta quantidade de sódio. Então, sempre mantenha uma alimentação mais leve com verduras, frutas, legumes, carnes magras e peixes cozidos.
Uma dica que mencionamos nesta matéria é a ingestão de carvão vegetal, já que esse remédio natural absorve as toxinas e diminui os sintomas da intoxicação.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…