A presença de fungo nos pés é muito comum para grande parte das pessoas. Geralmente, esses fungos desenvolvem a chama frieira ou pé-de-atleta, que nada mais são que nomes dados à micose. Esse problema de saúde é bastante comum, porém, incomoda muito. Veja aqui como tratar fungos nos pés e resolva esse problema.
Nos locais mais úmidos da pele é comum haver o surgimento de um fungo que chama-se dermatófito, esse fungo é responsável por causar a frieira e costuma habitar locais como: a pele que se localiza entre os dedos e as unhas dos pés. No entanto, realizar o tratamento de micose nos pés exige constância e paciência, pois as medidas a se tomar costumam durar por bastante tempo e devem ser feitas continuamente.
A presença de micose nos pés se dá devido a uma infecção provocada por fungos que, geralmente, estão presentes no corpo naturalmente e sem problema algum. Na verdade, o problema surge quando há um desequilíbrio nessa microbiota, fazendo com os fungos se reproduzam de forma rápida, aumentando a sua quantidade.
Os fungos são grandes amantes de locais úmidos e fechados, por isso, os pés são os locais perfeitos para que eles vivam e se proliferem. Apesar de a micose nos pés poder ser tratada de forma fácil, ela apresenta sintomas um tanto desagradáveis que podem interferir na qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, buscar formas de tratar esse problema é fundamental.
tratar fungos nos pés – Reprodução CanvaOs sinais e sintomas que a micose apresenta são bastante característicos, por isso, é muito fácil saber quando você está com micose. Para ser contaminado com micose é necessário que você tenha um contato direto com alguém que também esteja contaminado ou que você utilize objetos também contaminados, como meias e sapatos.
Geralmente, a micose faz com que a área acometida fique coçando, além de deixá-la avermelhada, descamando e ardendo. Podem surgir também algumas bolhas e entre os dedos dos pés podem surgir áreas mais esbranquiçadas. Veja abaixo como tratar esse problema:
Geralmente, o problema da micose nos pés é tratado por meio da utilização de antifúngicos tópicos. Existem muitas opções de medicamentos assim, como, por exemplo, miconazol em pomada, terbinafina, cetoconazol, dentre outros. Esses medicamentos devem ser utilizados durante aproximadamente 30 dias, e a aplicação deve ser feita diariamente.
Esses produtos são fáceis de encontrar em farmácias, mas quando eles não resolvem o problema. É necessário procurar ajuda médica para que o médico prescreva um antifúngico para tomar por via oral.
Por outro lado, se você deseja resolver o problema da micose nos pés de forma caseira, uma boa opção é realizar a lavagem dos pés com vinagre de maçã misturado à água morna. Após a lavagem você pode aplicar cataplasma de nabo, pois ele ajuda a combater os fungos. Você também pode realizar a aplicação de alho amassado no local. Pois ele possui propriedades antibióticas, por isso, é muito útil quando o assunto é problema com a pele.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…