Você já teve conjuntivite? Sabe como tratar? Primeiramente, saiba que para saber como tratar conjuntivite de forma caseira, você precisa ter passado por um oftalmologista. Esse profissional é essencial para fazer receitas de medicamentos que funcionam como lubrificantes oculares, antibióticos e antialérgicos, seja na forma de colírio ou de pomadas. Sendo assim, agora que você já sabe que é extremamente importante consultar um médico, confira mais algumas dicas para cuidar da conjuntivite em casa, aqui no Brasil 123.
Como a conjuntivite pode ser causada tanto por vírus como por bactéria e até mesmo por causa de reações alérgicas, entenda que os sintomas de dor nos olhos, coceira e inchaço das pálpebras deve ser solucionado pelos médicos da área, antes de tomar quaisquer medidas caseiras.
Além dos medicamentos ministrados, veja como tratar conjuntivite de forma caseira, pois alguns cuidados são necessários, como a lavagem constante da área dos olhos e o uso de compressas para secar essa região da face.
De acordo com o tipo de conjuntivite, veja como tratar essa doença de forma caseira, segundo especialistas em oftalmologia:
Uma maneira comum para tratar conjuntivite viral em casa é o uso de soro fisiológico para lavar os olhos de forma constante. Isso vai ajudar a manter essa área sensível do seu rosto sempre limpa e úmida.
Em geral, a conjuntivite causada por vírus não necessita de um tratamento específico. Todavia, deve-se consultar o oftalmologista para que ele indique colírios para aliviar uma sensação de que temos areia nos olhos.
Em casos mais graves, quando a visão já está mais afetada, a conjuntivite pode se prolongar por mais tempo e, nesse caso, é preciso usar corticóides e pomadas específicas.
Sendo assim, causada por bactérias, a conjuntivite demanda o uso de colírios e pomadas indicadas para os olhos, visto que esses medicamentos usam antibióticos em suas composições. Portanto, o Maxitrol é um exemplo para tratar conjuntivite em casa. Essa pomada reduz o desconforto causado pelo inchaço das pálpebras.
No entanto, não deve-se usar este medicamento sem a autorização de um médico especialista. A identificação dos sintomas e o diagnóstico dessa doença é muito importante para encontrar o tratamento adequado.
É muito importante a consulta com o oftalmologista para receber orientações de tratamento – Reprodução AdobeStockPor fim, a conjuntivite alérgica demanda o uso de colírios antialérgicos que contam com substâncias anti-histamínicas em sua composição, como o Zaditen, por exemplo.
Além de reduzir a produção de histamina, esses colírios diminuem a coceira e o inchaço na pálpebra, trazendo mais conforto e auxiliando no combate à alergia.
Além disso, para tratar conjuntivite alérgica de forma caseira, você deve entender o que causou essa doença. Visto que é preciso evitar o contato novamente com a substância causadora.
Afinal, não adianta aprender a tratar e se manter na mesma condição que causou a alergia. Pois, dessa forma, a doença voltará a se manifestar de forma recorrente. Portanto, sempre procure saber do que você tem alergia.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…