Você já se perguntou como saber se tem direito ao BPC? Afinal, o Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC, é um benefício assistencial pago pelo Governo Federal.
Assim, pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de subsistência nem condições de prover o próprio sustento ou tê-lo provido por sua família, podem receber o benefício.
Neste texto, vamos falar mais sobre os critérios e requisitos necessários para determinar se você tem direito ao BPC. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
Apesar de ainda gerar dúvidas, na verdade, os requisitos para recebimento do Benefício de Prestação Continuada são bastante simples. Entre eles, os principais são:
Além dos requisitos básicos para ter direito ao BPC, é importante entender o conceito de vulnerabilidade social, ou seja, para ter direito ao BPC, é fundamental comprovar que você não possui meios de subsistência nem condições de prover seu próprio sustento ou tê-lo provido por sua família.
Dessa forma, a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente, que em 2023 está em R$ 1.320,00.
Outro requisitos para ter direito ao BPC é a chamada avaliação da renda familiar per capita. Essa etapa é realizada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social, e considera todos os rendimentos e benefícios recebidos pelas pessoas que moram na mesma casa.
Ademais, é importante ressaltar que o benefício não pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários, assistenciais, trabalhistas ou de transferência de renda.
Por fim, é necessário estar devidamente inscrito no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.
Afinal, o CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo para identificar famílias de baixa renda e possibilitar o acesso a diversos programas sociais, incluindo o BPC.
Então, se você necessita do BPC, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município para fazer a inscrição, ou um ponto de atendimento do CadÚnico, caso ainda não esteja cadastrado.
Depois de cumprir com todos os requisitos para recebimento do benefício, é hora de fazer a sua solicitação. Dessa forma, para solicitar o BPC, é preciso comparecer a uma agência do INSS, agendando previamente o atendimento.
Além disso, leve todos os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar, laudos médicos (no caso de deficiência) e outros documentos solicitados.
Afinal, a falta de documentos ou informações incompletas pode dificultar a análise do pedido.
Após a análise do pedido pelo INSS, você será informado sobre a aprovação ou não do benefício.
Assim, em caso de indeferimento, é possível recorrer da decisão, apresentando recursos e documentos adicionais que comprovem a sua situação de vulnerabilidade social.
Reúna os documentos e agende um atendimento no INSS para solicitar seu BPC!
Veja também: BOLSA FAMÍLIA: beneficiários vão receber a visita do CRAS em suas residências para investigação
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…