O CNPJ é um número que identifica uma empresa, ou seja, uma pessoa jurídica. Essa seria a mesma relação que o CPF de uma pessoa física. Assim, para saber como está a empresa, basta fazer uma consulta digitando o número do CNPJ.
Desse modo, saber quais débitos estão no CNPJ ajuda a encontrar formas de quitá-los e, assim, beneficiar o negócio. O melhor de tudo é que essa consulta pode ser feita online e gratuitamente.
Veja todos os detalhes a seguir.
Vale ressaltar que não pagar os tributos pode levar à entrada na dívida ativa. Desse modo, isso resulta em negativação, baixa pontuação de crédito e dificuldade em obter crédito, o que prejudica a recuperação financeira da empresa.
A dívida ativa é uma lista usada pelos governos municipais, estaduais e federais para registrar pessoas jurídicas (e também físicas) que não pagaram impostos, multas e contas de consumo.
Assim, existem diferentes formas de consultar a dívida ativa. Veja:
Veja também: Imperdível! CAIXA negocia dívidas com 90% de DESCONTO; veja como participar
Não, isso não pode acontecer. Após decorridos cinco anos desde a data em que o CNPJ foi negativado, as informações sobre a dívida são removidas do banco de dados de inadimplência.
No entanto, a dívida ainda pode ser cobrada pelo credor, e juros e outros encargos continuam sendo aplicados.
Além disso, a dívida também pode resultar em ações judiciais, que podem levar ao bloqueio das contas bancárias da empresa e até mesmo à penhora de bens do proprietário.
Portanto, é fundamental renegociar a dívida e regularizar o CNPJ para manter a saúde financeira e a reputação da empresa.
Para verificar e regularizar pendências no CNPJ registradas no Cadin, você deve acessar o site do Banco Central do Brasil e solicitar o credenciamento no “Registrato”.
Desse modo, ao criar suas credenciais de acesso, você terá a possibilidade de obter um relatório abrangente da dívida e gerar um boleto para pagamento no sistema Sisbacen.
O CNPJ com pendências na dívida ativa não será incluído nos órgãos de proteção ao crédito comuns, como SPC e Serasa. No entanto, ele poderá ser registrado no Cadin, que é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal.
Ademais, estar inscrito no Cadin pode impedir você de obter empréstimos, abrir contas em bancos ou instituições financeiras e participar de licitações públicas, entre outras complicações.
No site da Receita Federal, é possível obter a Certidão Negativa de Débito com o INSS. Desse modo, se houver algum valor pendente, a guia para pagamento também pode ser encontrada no mesmo site.
Veja também: ALERTA do Serasa para quem tem dívidas há mais de 5 anos
Lembrando que a existência de pendências de CNPJ junto à Justiça do Trabalho pode impactar a reputação da sua empresa.
Assim, para verificar débitos trabalhistas, você pode acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho, onde é possível obter a certidão negativa de débitos trabalhistas. Esse documento comprova que a empresa não possui pendências com os órgãos de fiscalização.
Por fim, esses nomes mencionados são agências de proteção ao crédito. Assim, se uma empresa não pagar suas dívidas com instituições privadas, seu CNPJ pode ser incluído nessas entidades. Você pode fazer a consulta através dos sites do Serasa ou da Boa Vista.
Às vezes, uma dívida pode estar registrada em apenas uma das bases de dados. Isso significa que o CNPJ pode estar negativado em uma agência e não em outra. Por isso, é recomendável consultar pendências em mais de uma dessas entidades.
Veja também: Novidade! Agora você pode negociar suas dívidas com a Nubank pelo Serasa
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…