Como quitar as dívidas com o custo de vida alto?

O aumento dos preços tem causado problemas nas finanças pessoais de muitos brasileiros. Isso porque o número de inadimplentes vem crescendo no Brasil, sinalizando que muitas pessoas não conseguem arcar com suas despesas. Diante disso, muitos brasileiros estão devendo e pagando juros bastante altos por isso. Dessa forma, quitar as dívidas é fundamental.

E para isso, você precisará seguir alguns passo que ajudarão você a sair do vermelho. Contudo, vale lembrar que quitar as dívidas demanda tempo e paciência, mas no final a transformação da sua qualidade de vida será notável.

Como começar a colocar as contas em dia?

Existem alguns passos que especialistas em finanças sugerem para você colocar as contas em dia. Isso porque quitar as dívidas pode ser bastante cansativo, além de afetar toda a sua vida fora do universo do dinheiro. Por isso, a organização é essencial para quem quer sair do vermelho e conquistar mais autonomia financeira.

Dessa forma, o primeiro passo é organizar uma tabela com tudo que você ganha e tudo que você gasta. Nessa tabela, é fundamental que você anote todos os seus gastos, inclusive aqueles pequenos do dia a dia. Ao fazer isso, você poderá ver o gasto que mais está pesando no seu bolso e, a partir daí, tomar as devidas medidas para resolver o seu caso.

Por exemplo, imagine que o seu aluguel represente 60% do seu gasto mensal. Nesse caso, é fundamental que você se mude para um local onde gastará menos ou, ainda, proponha ao dono do imóvel uma mensalidade mais baixa. Isso será um excelente passo para você quitar as dívidas que tem em outros gastos.

Após entender onde você mais gasta e tentar diminuir esses custos, é hora de analisar tudo aquilo que você pode cortar da sua vida. Para isso, entenda os pequenos gastos do cartão de crédito e do seu mês como um todo e, na próxima vez que tentar gastar, lembre-se que os pequenos gastos fazem diferença para quem quer quitar as dívidas.

 

Reprodução AdobeStock

Renegocie as parcelas e juros para quitar as dívidas

Além de atuar nas suas finanças pessoais, você também precisará resolver alguns problemas dos seus atuais débitos. Isso porque quando você fica devendo por muito tempo, as empresas costumam colocar você em um setor de “casos perdidos”. Isso quer dizer que a empresa já conta que você não pagará a sua despesa e, caso você queira quitar as dívidas, tudo fica mais fácil para você.

Com isso, é fundamental que você ligue diretamente para a empresa que está devendo. Ao conversar com ela, mostre que você sabe tudo da sua dívida: a parcela mensal, a taxa de juros e o tempo que você está devendo. Dessa forma, a empresa entenderá que você está disposto a quitar a dívida e tentará renegociar com taxas mais baixas e prazos mais extensos para pagamento. Isso é bom para você e também para a empresa.

A última dica, que é especialmente importante, é você tentar fazer uma consolidação de dívidas. Na prática, um banco toma todas as suas despesas e você quita as dívidas com apenas um parcelamento. Vale tentar com as instituições que fazem isso.

Pedro Hostyn

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago