Liberar aposentadoria entre 40 e 60 anos de idade é o desejo de muitos contribuintes. No entanto, desde a última reforma da Previdência, que aconteceu em 2019, esse sonho ficou ainda mais distante. Isso porque, com a implementação das novas regras, os critérios da aposentadoria se tornaram mais rígidos.
Contudo, para algumas pessoas, ainda é possível se aposentar nessa faixa etária. E, para que você saiba como fazer, reunimos algumas das principais informações para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Conforme mencionado acima, deste a implementação das novas regras previdenciárias, liberar aposentadoria entre 40 e 60 anos é uma realidade distante para muitos contribuintes. Entretanto, para aqueles que já estavam prestes a se aposentar antes da reforma, ainda é possível conseguir se aposentar mais cedo.
Isso porque, existem algumas regras chamadas regras de transição, que o INSS criou com o intuito de não prejudicar os contribuintes que estavam quase conseguindo preencher os requisitos para se aposentaram. Essas regras são uma forma de adequar o sistema previdenciário à realidade demográfica do país e garantir a sustentabilidade do sistema a longo prazo.
Com base nisso, confira abaixo algumas formas de liberar aposentadoria entre 40 e 60 anos de idade:
Primeiramente, uma das principais regras de transição é a aposentadoria por pontuação, que leva em consideração a soma da idade e do tempo de contribuição. Dessa maneira, para os homens, é necessário atingir a marca de 96 pontos, enquanto para as mulheres, a pontuação mínima é de 86 pontos.
Por exemplo, um homem de 45 anos que tenha contribuído por 26 anos pode se aposentar utilizando essa regra de transição.
Além disso, outra forma de liberar aposentadoria entre 40 e 60 anos de idade é por meio da aposentadoria especial, que consiste em um benefício oferecido aos trabalhadores que exercem atividades com riscos para sua saúde física e mental. Desse modo, para conseguir a aposentadoria especial, a idade mínima é de 55 anos.
No entanto, vale ressaltar que esse benefício possui critérios específicos, e por isso, é necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre esse tema a fim de esclarecer eventuais dúvidas.
Ademais, a aposentadoria por tempo de contribuição também é uma forma de se aposentar entre os 40 e 60 anos. Nessa regra de transição, é necessário ter um tempo mínimo de contribuição ao INSS, que é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. No entanto, essa modalidade de aposentadoria só vale para quem já contribuía antes da reforma de 2019.
Por fim, para aqueles que desejam antecipar a aposentadoria, é importante realizar um planejamento financeiro adequado. Isso envolve economizar e investir de forma consciente, além de buscar alternativas de renda complementar, como a realização de trabalhos autônomos ou a implementação de projetos empreendedores.
Agora que você já sabe como liberar aposentadoria entre 40 e 60 anos, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…