Alguns trabalhadores são expostos a jornadas longas de trabalho, às vezes até fora do permitido pelas Leis Trabalhistas, ou se sentem na obrigação de estar à disposição da empresa a todo tempo, levando ao desgaste e semanas exaustivas de trabalho.
Por este motivo, muitos trabalhadores pedem demissão, mesmo sem ter outro emprego à vista. Mas como o trabalhador pode falar sobre essa situação, numa entrevista de emprego, sem parecer indisposto a se dedicar à nova oportunidade?
Listamos algumas dicas para que você, que esteja passando por essa situação, saiba lidar melhor com um assunto delicado, durante a entrevista de emprego, sem parecer desinteressado ou indisposto. Veja a seguir.
É importante que o candidato especifique o que seria uma jornada de trabalho ideal para ele. Por exemplo, o profissional pode dizer que de 8h às 17h é um horário ideal para exercer as funções laborativas e que depois desse horário não tem disponibilidade de resolver assuntos do trabalho. Ele também pode informar que tem disponibilidade de trabalhar em horário comercial.
O profissional pode falar sobre a flexibilidade de poder ou não atender assuntos de trabalho fora da jornada, ou se tem condições de cumprir com uma demanda extra ou não.
O candidato não precisa ter receio de comentar que pretende estar à disposição da empresa por até 10h por dia, por exemplo. Conte que as horas livres são usadas para curtir a família ou praticar atividades físicas.
Pode informar que durante o período da noite não tem condições de atender uma demanda de serviço. É importante para ambos, empregador e empregado, estar alinhado com as condições do trabalho para saber se tem chances de manter um contrato ou não.
É importante que o candidato demonstre como a experiência anterior afetou sua vida. Para isso ele pode comentar o quanto era desgastante fazer uma reunião às 23h e começar o trabalho no outro dia, às 8h com outra reunião (exemplo hipotético).
Ou ainda o profissional pode comentar que numa experiência anterior sempre extrapolava a jornada de trabalho, o que lhe causava exaustão e interferia em sua produtividade, por exemplo.
O profissional pode conversar com o recrutador sobre os motivos que o levaram à demissão. Confira as dicas:
Leia também: Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294 para 2023
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…