O videogame vicia adultos e crianças, que quando começam a jogar, não querem parar mais. E isso pode ser um problema, especialmente, para crianças, que perdem a concentração em outras tarefas e perdem o interesse de fazer outras coisas. Por isso, saiba, neste artigo, como evitar que o videogame se torne um vício.
Como usar branco na decoração da casa e deixar o ambiente lindo
Primeiramente, é bom informar que o vício em videogames é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Ou seja, ele é real e é um problema sério. Em muitos casos, pessoas de todas as idades comprometem todas as áreas da sua vida por causa dos jogos.
Elas até reconhecem isso, mas não conseguem evitar. Isso porque o cérebro, enquanto elas jogam produz dopamina, que é uma substância que promove o prazer. Sendo assim, quanto mais a pessoa joga, mais sente prazer. Até o momento em que ela precisa jogar para se sentir feliz e bem e não consegue mais evitar que o videogame se torne um vício.
Para evitar chegar ao ponto em que o videogame se torna um vício, é fundamental, desde o começo, utilizá-lo com moderação. O tempo para os jogos deve ser bem definido e não se deve ultrapassá-lo. Ele não deve ser jogado sempre que o tédio bater, porque isso o tornará uma alternativa fácil para se divertir, até ser a única.
Se o vício que se quer evitar for em crianças, não se deve colocar a criança para jogar toda hora. A criança deve brincar e viver fora das telas. Pode ser tentador deixar a criança jogando enquanto os pais fazem outras tarefas: ela dará sossego e você saberá exatamente onde ela está.
Cachorro grande em apartamento: é possível? Saiba a resposta
Contudo, isso poderá gerar um problema muito maior depois, quando for a única coisa que a criança quiser fazer. Portanto, siga as dicas abaixo para evitar que o videogame se torne um vício:
Controle o tempo de jogo
Sempre controle o tempo no qual você, ou a criança, fica no videogame. Estabeleça um limite máximo e jamais o ultrapasse. Para isso, se for necessário, coloque um despertador por perto e finalize o jogo quando ele tocar. É difícil, mas lembre-se: você tem uma vida que precisa ser vivida fora dos jogos. Portanto, não deixe que ele interfira nela, nem nos seus hábitos saudáveis, como dormir e comer na hora certa.
Ao perceber que o videogame está sendo utilizado mais que deveria, reduza o tempo de jogo. Faça isso gradualmente, até conseguir deixar sobrar espaço para outras coisas importantes que você precisar fazer. No caso de crianças, é mais fácil determinar o tempo que elas jogam e reduzi-lo. Basta apenas ficar de olho e oferecer a elas outras brincadeiras, quando se atingir o tempo determinado para o vídeo game.
Caso você não consiga fazer essa redução do tempo, considere procurar ajuda psicológica para evitar que o videogame se torne um vício, ou para resolver se você já estiver com esse problema.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…