A cárie é uma doença causada por bactérias que atingem os dentes e realizam a desmineralização do esmalte dentário. Quando a cárie está em seu estágio inicial é mais fácil de realizar a remoção, no entanto, grande parte das pessoas descobre que estão com cárie quando sentem dor, ou seja, quando o processo está mais avançado. Descubra aqui como eliminar cárie dos dentes de forma simples.
A cárie dentária, juntamente com a gengivite e periodontite, está dentre as principais doenças que acometem a cavidade bucal. Ambas estão associadas à higiene bucal deficiente, sendo necessário, portanto, realizar uma boa escovação para evitar que essas doenças ocorram.
Deve-se remover a cárie o quanto antes para que ela não provoque a destruição total do dente, então, veja como eliminar cárie dos dentes de forma simples.
A cárie é causada pelo acúmulo e proliferação de bactérias na superfície do dente. Essas bactérias se aderem ao dente formando a placa bacteriana, ao formar essa placa as bactérias passam a se alimentar dos açúcares provenientes da alimentação e começam a liberar alguns ácidos que provocam a corrosão do esmalte dentário.
Então, as bactérias vão se aprofundando até atingirem a dentina, que é um tecido muito menos resistente. Como a dentina é menos resistente que o esmalte, a progressão da cárie se torna muito mais rápida, o que faz com que as bactérias atinjam a polpa, que é o que leva, em grande parte das vezes, ao tratamento de canal. Nesse tratamento remove-se a polpa dentária, causando a morte do órgão dentário.
Antes de entender como funciona o tratamento de cárie é necessário saber como prevenir a cárie. Para evitar que essa doença atinja os órgãos dentários é necessário, em primeiro lugar, manter uma boa higiene bucal. Portanto, escovar os dentes regularmente após as refeições e utilizar o fio dental é imprescindível.
Dessa forma, as bactérias não vão conseguir formar a placa bacteriana e, consequentemente, não conseguirão formar a cárie.
Bom, para tratar a cárie é necessário procurar ajuda de um profissional cirurgião-dentista. Tentar resolver esse problema em casa pode ser muito perigoso e causar inúmeros transtornos, inclusive, a perda do órgão dentário.
Caso a cárie tenha atingido apenas esmalte ou uma pequena parte de dentina, o tratamento é simples. No entanto, se a lesão cariosa estiver muito profunda ou caso tenha atingido a polpa, o tratamento será muito mais complexo. Além disso, de acordo com o nível de complexidade é estabelecido o preço, um tratamento de canal, por exemplo, é muito mais caro que o tratamento de uma cárie.
Para tratar a cárie o cirurgião-dentista acessa a cavidade por meio das brocas adaptadas nas canetas de alta e baixa rotação. Em seguida, ele realiza a remoção de todo o tecido cariado com o auxílio de alguns instrumentais, como a colher de dentina. Feito isso, basta limpar a cavidade e preenchê-la com os materiais que ele possui, realizando a restauração de resina no fim.
Para que você não tenha transtornos, o ideal é visitar o dentista regularmente para que ele possa avaliar sua saúde bucal.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…