O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda, substituto do Bolsa Família, destinado às famílias que se encontrem em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.
Agora no mês de dezembro, a segunda parcela do benefício começou a ser paga, e por ainda estar no começo da sua execução, os beneficiários seguem com dúvidas a respeito dos pagamentos.
Continue a leitura e tenha mais informações sobre o Programa Auxílio Brasil.
Como é realizado o pagamento do Auxílio Brasil? Veja aqui essa e outras informaçõesA saber, a Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania, e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Não. O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício.
Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício de acordo com as regras previstas na legislação.
Podem participar do programa social as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham gestantes, mães que amamentam, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
As famílias beneficiárias que atendam à regra do Auxílio Brasil, terão enquadramento automático, de acordo com os dados do CadÚnico, sem a necessidade de fazer qualquer outro tipo de inscrição.
Caso a família ainda não seja beneficiária, quando seu benefício for concedido, a CAIXA enviará correspondência para a residência comunicando a seleção para o Programa, de acordo com o endereço informado no Cadastro Único.
Também é possível consultar a situação do benefício via Atendimento CAIXA Auxílio Brasil pelo telefone 111, e pelo aplicativo Auxílio Brasil CAIXA e aplicativo CAIXA Tem.
Já para os benefícios Bolsa de Iniciação Científica, Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Auxílio Criança Cidadã, caberá ao Ministério da Cidadania a informação ao beneficiário sobre a concessão.
O pagamento do novo programa social é realizado mensalmente pela CAIXA, conforme calendário de pagamentos, e pode ser realizado das seguintes formas:
Aqui vale destacar que a conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, aberta automaticamente em nome dos responsáveis pela família, sem a necessidade de solicitação ou comparecimento à uma agência da CAIXA.
Além disso, a conta pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem para realizar compras com o cartão de débito virtual, pagamento de boletos, contas de água, luz e telefone, fazer transferências, saques sem cartão nos caixas eletrônicos e nas lotéricas.
Com o cartão do Bolsa Família, que ainda está válido, é possível realizar o saque nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nos correspondentes CAIXA Aqui e nas unidades Lotéricas.
Confira também: Vale Gás: Congresso vota hoje abertura de crédito de R$ 300 milhões para o benefício
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…