Como diferenciar TPM e gravidez

Quem ainda não teve filhos pode ter dúvidas sobre como diferenciar TPM e gravidez, visto que, no início da gestação, alguns sintomas são semelhantes. No entanto, agora vamos deixar bem claras as diferenças entre as duas para que todas as mulheres que estão preocupadas com a chegada de um bebê entendam se pode ser apenas TPM. Confira:

Diferença entre TPM e gravidez

Em primeiro lugar, quem ainda não sabe como diferenciar TPM e gravidez precisa entender que a falta de menstruação é o sintoma mais óbvio de que essa mulher pode estar grávida. Além disso, a presença de enjoos matinais são mais intensos durante o primeiro trimestre de gestação. Portanto, caso sinta muita vontade de vomitar sem que tenha consumido nada tão anormal, saiba que esse é um dos sinais da gestante inicial.

Então, as pessoas que confundem e não sabem como diferenciar TPM e gravidez ficam com essa dúvida durante 2 semanas, no máximo. Afinal, depois de 15 dias, alguns sinais da gestação começam a deixar mais claro que se trata de um bebê chegando, e não de um período de TPM.

Sintomas para diferenciar a TPM de gravidez

A diferença nos sintomas de TPM e gravidez são bem fáceis de serem notados, portanto, quem ainda não sabe diferenciar entre os dois porque ainda não passou por alguma gestação precisa se atentar para alguns fatores como o sangramento que, no caso da TPM, permanece normalmente e, para as grávidas, acontece apenas um leve corrimento rosado que dura, no máximo, dois dias.

Os enjoos também não são nada comuns para mulheres com TPM, mas acontecem com frequência entre as grávidas, especialmente nos primeiros dias de gestação. Afinal, toda a barriga está se movimentando para criar um ambiente agradável para a saúde do bebê. Com isso, o corpo reage com náuseas e enjoos, especialmente durante as primeiras horas do dia.

A aparência das mamas também não muda entre as mulheres que estão de TPM, mesmo que tenha uma maior sensibilidade durante esse período. No entanto, entre as grávidas, essa sensação dura cerca de duas semanas e já se pode notar o aumento das mamas.

As cólicas menstruais são comuns em algumas mulheres que estão de TPM, portanto, muitas acabam pensando que estão apenas no período pré menstrual. Então, quem não sabe como diferenciar TPM e gravidez precisa entender que as dores da gestante são moderadas durante as primeiras semanas de gestação.

As cólicas menstruais são comuns em algumas mulheres que estão de TPM – Reprodução AdobeStock

Dores menos comuns na TPM

As dores no corpo podem até acontecer com as mulheres na TPM, mas elas se localizam mais nas costas quando se trata de uma gestação. Pois o corpo começa a se preparar para receber um bebê, com isso, as costelas se expandem e o desconforto será um companheiro da gestante.

Por fim, as sensações como irritação, inquietação e raiva são mais comuns entre as mulheres na TPM. Enquanto isso, a grávida apresenta sentimentos mais intensos durante esse período, como a vontade de chorar, o cansaço excessivo e o famoso desejo por alimentos “diferentes”.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

5 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago