Cuidar da saúde de acordo com cada estação ficou mais complicado. Afinal, há algum tempo não se sabe mais em qual período estamos. De acordo com o calendário monitoramos o verão, outono, inverno e primavera. Mas os dias não correspondem a estação do momento. Isso porque, em pleno inverno, podemos ver as temperaturas elevando!
É muito comum sucessivas frentes quentes e frias a todo o momento. Portanto, as pessoas sofrem com alergias respiratórias, que aumentaram em 40% a sua incidência. Isso porque as oscilações climáticas não deixa o corpo humano equilibrar a sua temperatura interna. Mas o grande vilão não é o vírus, mas sim o ar frio e a sua poluição.
Ao cuidar da saúde, estar com as vacinas em dia é fundamental. Afinal, elas ajudam o sistema imunológico e diminui os riscos de pneumonias e outras complicações. Mas o tempo seco também contribui para o aumento de alergias respiratórias, pois deixa o ar poluído. Portanto, leva à redução dos mecanismos de defesa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, as alergias atingem, em média, 30% da população mundial. No entanto, durante o inverno a atenção deve ser redobrada. Isso porque há uma inversão térmica, quando uma camada de ar frio, que é mais pesada, acaba descendo à superfície, impedindo o ar quente de circular.
A temperatura interna do corpo humano deve ser em torno de 37 graus. Porém, em dias frios ocorre a vasoconstrição, que desloca o sangue para o centro. Portanto, deixa as extremidades mais frias, pois a intenção é manter os órgãos e os músculos em funcionamento, mas aquecidos.
Confira abaixo 12 dicas para cuidar da saúde quando há oscilação climática:
Cuidar da saúde deve ser algo dentro da rotina de cada um. Para as crianças, os pais precisam ter uma atenção a mais, pois eles quem orientam sobre o que pode ou não. Portanto, sempre cuide da alimentação, hidratação e outros hábitos dos seus filhos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…