Como controlar a febre em bebês? Veja dicas

Confira agora algumas dicas para te ajudar a controlar a febre em bebês

0

A febre é um alerta do corpo, o qual está informando que tem algo de errado acontecendo. Por isso, controlar a febre em bebês é indispensável e, dependendo da temperatura indicada no termômetro, será preciso levar ao hospital. Confira aqui no Brasil 123.

Dessa forma, é necessário ficar atento aos indícios de febre e, quando for o caso, conhecer as melhores formas de controlá-la.

Quando se trata de febre em bebês

O neném que ainda está se alimentando de leite materno possui uma temperatura maior do que a de um adulto, podendo variar entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.
Será considerado febre, portanto, quando o termômetro apontar uma temperatura acima de 37,2ºC.
A temperatura do bebê só começará a diminuir e a ficar semelhante à de um adulto, isto é, entre 36ºC e 37,5ºC, a partir de um ano de idade.
Então, é preciso ficar atento, pois nem sempre a febre é um sinal de doença. Pois em alguns casos, a temperatura elevada no corpo do bebê está ligada ao excesso de roupas ou ao calor do ambiente, também podendo ser provocada pelo nascimento dos dentes ou até mesmo por uma reação à vacina.
Existem outras motivações além das mencionadas acima, por isso é importante observar muito bem o comportamento do neném, os sintomas e as condições do ambiente em que ele está inserido.

Tipos de febre

Existem três tipos de febre: leve, moderada e grave.
A febre leve é até 38,5ºC, sem sintomas relevantes. Já a moderada varia entre 38,5ºC até 39,4°C, nesse caso o neném parece mais abatido. E é considerada febre grave quando a temperatura for acima de 39,5ºC ou menor do que 36ºC. Nesse último caso, a febre está normalmente acompanhada de tremores de frio e gemidos.
Recomenda-se então levar o bebê ao médico ou pediatra nos casos em que a febre ultrapassar 38ºC. E se a criança tiver menos de três meses, deve ser informado imediatamente ao pediatra a fim de que haja uma avaliação médica.

Dicas para controlar a febre em bebês - Reprodução AdobeStock
Dicas para controlar a febre em bebês – Reprodução AdobeStock

Formas de controlar a febre do bebê em casa

1. Fazer compressas com água fria ou levemente morna e colocar na testa do bebê. Também pode ser posicionada na nuca, pulsos, axilas ou virilha.

2. Dar banho de água morna, não fria! O ideal é que a temperatura da água esteja em torno de 36 graus, que é próxima à temperatura normal do corpo humano.

3. Mantê-lo hidratado oferecendo líquidos, uma vez que o estado febril desencadeia a perda de líquido através da transpiração. Por isso, é fundamental que a criança beba bastante líquido nessas ocasiões.

4. Retirar o excesso de roupas e vesti-lo com roupas leves, para que a criança não sinta tanto as variações de temperatura. Quanto aos cobertores, evite aqueles que forem muito densos, dando preferência para cobertas mais finas quando a criança estiver com frio.

5. Amamentar o bebê é uma forma de combater a febre. Isso porque o leite materno pode proporcionar anticorpos para combater uma possível infecção, auxiliando na hidratação e amenizando as dores musculares.

6. Por fim, deixe o bebê repousar em um local arejado. Não precisa necessariamente passar o dia inteiro dormindo, basta evitar que ele fique agitado. Dessa forma, evita-se que a criança apresente um gasto energético maior do que deveria e, com isso, um aumento da atividade metabólica.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.