Rio de Janeiro, RJ, 27 de outubro de 2022, por Karla Camacho
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por inúmeras alterações, tanto fisicamente quanto ao nível hormonal, e isso interfere diretamente na saúde bucal dessa mulher, você sabia? Então, por isso é possível que a gestante sofra com dor de dente. Veja aqui como aliviar dor de dente na gravidez.
Devido às alterações pelas quais a mulher passa durante a gestação é comum que ela adquira alguns problemas relacionados à saúde bucal, por isso, é fundamental que a gestante seja acompanhada por um cirurgião-dentista. Dentre as doenças bucais que acometem as mulheres grávidas se destacam a gengivite, o tártaro, a periodontite e a cárie. Todas essas doenças devem ser tratadas com atenção, pois elas podem progredir e causar prejuízos ao bebê.
Apesar de a dor de dente ser algo que pode ocorrer em qualquer idade e com qualquer pessoa, na gravidez ela deve ser tratada com um pouco mais de cautela. Isso porque o período de gestação é muito delicado e a mulher deve ser tratada com muita cautela. Se você deseja saber como aliviar dor de dente na gravidez, leia este post até o final e descubra.
As causas da dor de dente durante a gravidez são inúmeras. Primeiramente, o organismo da gestante passa por inúmeras mudanças que interferem diretamente nos tecidos da região bucal. Além disso, algumas mulheres passam a se dedicar inteiramente à gravidez, deixando de lado os cuidados consigo mesmas. Há ainda as alterações na dieta que fazem com que algumas gestantes se alimentem o tempo todo sem realizar a escovação dos dentes nos horários indicados.
Veja abaixo como aliviar dor de dente na gravidez.
Para saber como aliviar a dor de dente é necessário entender, em primeiro lugar, que esse é um problema multifatorial, ou seja, a dor de dente pode ocorrer por inúmeros motivos, e é necessário entender, antes de tudo, causando a sua dor. O dente pode doer devido à alguma lesão cariosa, inflamação, infecção, abscesso ou devido a alguma sensibilidade.
Então, como as causas para a dor de dente são diversas, o tratamento também varia. Logo, para saber qual é o tratamento adequado para aliviar sua dor de dente é preciso consulta rum cirurgião-dentista para que ele possa avaliar o caso. Ainda que você não consiga marcar uma consulta rapidamente, não se esqueça de que a automedicação é perigosa, especialmente nesse período.
Sendo assim, não faça uso de medicamentos sem a recomendação de um profissional, principalmente anti-inflamatórios e antibióticos. Alguns chás também podem ser perigosos para a saúde do bebê. Veja abaixo opções caseiras simples para aliviar dor de dente na gravidez.
Se você estiver sentido muita dor e se a consulta com o dentista não pôde agendar rapidamente, você pode realizar um bochecho com água morna e sal para que a dor amenize, pois esses compostos possuem ação antisséptica e analgésica. Além disso, um bochecho com chá de camomila pode provocar a analgesia da dor, além de o chá ser também anti-inflamatório. Outra opção é aplicar compressas frias no local.
Mas, sobretudo, procure um cirurgião-dentista quanto antes para garantir a sua saúde e a saúde do bebê.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…