Como aliviar dor de dente: 3 dicas que podem ajudar

Veja algumas formas que ajudarão a amenizar a dor de dente em casa

0

A dor de dente costuma atingir pessoas que possuem maus hábitos de higiene bucal. Ela pode ser leve, moderada ou intensa, sendo que uma dor de dente muito intensa pode interferir de forma direta na qualidade de vida do indivíduo. Descubra aqui, no Brasil 123, como aliviar dor de dente: veja 3 dicas que podem ajudar.

Em primeiro lugar, é importante saber a causa da dor de dente. Pois, quando o motivo da dor é uma doença como a cárie é necessário consultar o cirurgião-dentista para que ele possa dar início ao tratamento ou adotar a conduta que julgar adequada.
Contudo, a única pessoa capaz de diagnosticar a doença cárie é o cirurgião dentista. Sendo assim, em caso de dor procure esse profissional.

Outro motivo para a dor de dente pode ser o acúmulo de restos de comida entre os dentes ou uma inflamação na área da gengiva. Caso sejam esses os motivos, a conduta é muito simples e você pode resolver o problema em casa.

3 dicas para aliviar dor de dente

Nos casos em que a dor é leve e está sendo causada por outro motivo que não a cárie, passar o fio dental, melhorar os hábitos de higiene ou  podem ser medidas suficientes para atenuá-la.
Porém, em casos em que a dor é intensa, frequente e não melhora mediante métodos caseiros de tratamento é necessário realizar uma consulta com o cirurgião-dentista. Ele poderá identificar a causa e determinar o tipo de tratamento adequado.

Outro ponto que deve ser observado é se essa dor de dente vem acompanhada de inchaço no rosto ou na região do dente afetado, sangramento ou pus e dor de cabeça. Caso isso ocorra, o ideal é procurar o cirurgião-dentista o quanto antes.

Dica 01

A primeira dica para aliviar a dor de dente é fazer uso do fio dental e escovar os dentes da forma correta. O fio dental é muito importante para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes e na região da gengiva. Esses restos alimentares podem provocar uma reação inflamatória no local em que ficam alojados e, por consequência, podem causar a dor de dente.

Dica 02

A segunda dica é bochechar água com sal. Isso vai ajudar a limpar a boca e também a combater os microrganismos que podem estar ali presentes, sendo assim, ajuda a aliviar os sintomas. Para realizar o bochecho é preciso apenas diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por cerca de 30 segundos. Mas é preciso ter muita cautela para não engolir a água.

Em casos em que a dor é intensa, frequente e não melhora com métodos caseiros é necessário realizar uma consulta com o cirurgião-dentista - Reprodução AdobeStock
Em casos em que a dor é intensa, frequente e não melhora com métodos caseiros é necessário realizar uma consulta com o cirurgião-dentista – Reprodução AdobeStock

Dica 03

Então, o óleo do cravo-da-índia atua como um poderoso analgésico e antisséptico. Por isso, ajuda a combater processos inflamatórios e infecciosos, aliviando, dessa forma, a dor. Para utilizar esse óleo é necessário misturar de 1 a duas gotas dele em 1 ou 2 gotas de outro óleo vegetal. Em seguida, aplicar no dente dolorido.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.