A enxaqueca, infelizmente, acomete pouco mais de 15% da população brasileira. Dessa forma, o seu principal sintoma está entre a maioria das reclamações médicas no país: dor. Desse modo, em termos gerais, a enxaqueca é uma dor de cabeça crônica. Assim, ela pode aparecer em várias intensidades e normalmente está acompanhada de alguns outros sintomas como percepção de pontos luminosos e tonturas. Então, saiba mais sobre a enxaqueca e como aliviar essa doença aqui no Brasil123.
Segundo as pesquisas atuais, a enxaqueca acomete mais adolescentes e jovens adultos. Com relação ao sexo, é muito mais comum entre as mulheres. No entanto, ela pode surgir já na infância ou pelo menos apresentar alguns sinais característicos.
Saiba mais sobre a enxaqueca e como aliviar essa doença – Reprodução Canva
Por exemplo, não é raro que jovens que sofram de enxaqueca tenham um histórico médico de sonambulismo e vômitos frequentes quando eram crianças. Além disso, o enjoo ao se movimentar também é um sinal bastante comum. Isto é, esse é aquele mal-estar da criança quando faz viagens de carro ou de ônibus por longos períodos.
Os sintomas característicos da enxaqueca também não surgem logo de início, apesar de já caracterizarem um quadro. Dessa forma, normalmente, o primeiro sinal não é dor. O que surge inicialmente é falta de concentração e fadiga (cansaço) que duram horas ou dias, além de alguns fenômenos visuais.
Assim, somente depois começa a aparecer a dor e o mais recomendado é que já se inicie o tratamento médico. Por conseguinte, nesse momento, quase 90% dos pacientes não conseguem realizar suas atividades diárias. Ainda, 50% podem ficar até acamados por conta da dor ser muito intensa. Além disso, ela pode estar associada a uma alta sensibilidade à luz.
Pessoas que possuem um quadro de enxaqueca e são fumantes ou fazem uso de anticoncepcionais correm um risco maior de desenvolver um quadro de AVC (acidente vascular cerebral). Desse modo, esses representam 18% dos casos.
Ainda, inúmeros gatilhos são responsáveis por desencadear. No entanto, costumam aparecer com mais frequência em pessoas com ansiedade, distúrbios de humor e com quadros de epilepsia.
O primeiro passo é ir ao médico e relatar todos os sintomas. Em seguida, provavelmente será indicado um tratamento com remédios e algumas orientações para momentos de crise que vão melhorar consideravelmente a qualidade do seu dia.
Desse modo, o próximo passo será seguir o tratamento. No entanto, também existem alguns hábitos caseiros que podem ser feitos para aliviar os problemas:
Dessa forma, esses métodos podem ajudar você a aliviar as crises e a incidência delas. Portanto, leve em consideração realizar mudanças em sua rotina.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…