O processo de introdução alimentar é realizado antes do primeiro ano de vida de uma criança. Ele é permeado por inúmeras dúvidas e desafios, mas, à medida que a criança cresce, outros desafios relacionados à alimentação vão surgindo. O refrigerante, por exemplo, é uma bebida muito apreciada pelas crianças, mas com qual idade criança pode tomar refrigerante?
Entender quais são os melhores alimentos para a criança em cada fase de sua vida é fundamental para que ela tenha sempre uma alimentação saudável. Geralmente, as frutas fazem parte do processo inicial de introdução alimentar e devem permanecer ao longo de toda a vida, mas com o decorrer do tempo as crianças entram em contato com novos alimentos e é necessário realizar algumas adequações. O refrigerante, por exemplo, faz parte de inúmeros momentos na vida das pessoas, e é necessário saber com qual idade criança pode tomar refrigerante.
Se você não deseja dar refrigerante ao seu filho, devido aos malefícios que essa bebida causa à saúde, tudo bem. Mas é importante que você saiba com qual idade seu filho pode ingerir essa bebida, pois ela faz parte de inúmeros momentos na vida das pessoas, como festas e aniversários, e em algum momento você pode precisar ceder e dar ao seu filho um pouco de refrigerante.
O fato é que beber refrigerante de forma esporádica, como em festas de aniversário, que ocorrem algumas vezes por ano, não é problema algum. Porém, o consumo frequente dessa bebida pode levar a sérias complicações, como obesidade e diabete. Mas com qual idade criança pode tomar refrigerante? Bom, os pediatras recomendam que o refrigerante seja fornecido a crianças a partir dos dois anos. No entanto, não se esqueça de que isso deve ser limitado, para não trazer problemas para a saúde do seu filho.
Hábitos ruins pode fazer com que muitas crianças tenham prejuízos futuramente, pois elas podem desenvolver um quadro de obesidade, diabete ou problemas relacionados à saúde bucal. O refrigerante é um tipo de hábito ruim que devemos evitar tanto adultos quanto por crianças, sendo ideal que você mantenha o consumo dessa bebida apenas em ocasiões especiais. Veja abaixo quais são os malefícios do refrigerante e entenda por que seu filho não deve consumi-lo com frequência:
Os refrigerantes são bastante prejudiciais aos dentes, uma vez que possuem pH bastante ácido, danificando o esmalte dentário. Além disso, como essa bebida é rica em açúcar, ela aumenta as chances de que a criança tenha cárie.
Os refrigerantes, como você pôde perceber, são ricos em frutose, a qual é um tipo de açúcar, que está relacionado ao aumento da resistência do organismo à insulina, o que pode causar diabete. Além disso, como essas bebidas são ricas em açúcar, elas favorecem o aumento de peso, podendo causar obesidade.
Os gases que o refrigerante possui provocam aumento da flatulência e dos desconfortos abdominais, uma vez que distendem o intestino, provocando dor e incômodo. Além disso, esses gases também podem piorar a gastrite e provocar refluxo.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…